Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Censo 2022: cerca de 75% da população já foi recenseada em Cruz Alta

Publicada em 20/10/2022

  • Censo 2022: cerca de 75% da população já foi recenseada em Cruz Alta

Desde o início da coleta do Censo Demográfico, em 1º de agosto até 19 de outubro, cerca de 46.500 habitantes já foram recenseados em Cruz Alta. Esse número representa 75% da população estimada. Os profissionais encontraram 1.600 domicílios com moradores ausentes e 80 recusaram a responder o Censo. 

Os dados foram divulgados na quarta-feira (19), pelo Coordenador da Agência do IBGE de Cruz Alta, Thiago Soares, e pelo servidor do IBGE, Maicon Orling, no programa Ponto Crítico da Rádio Cruz Alta.

O prazo final de coleta foi adiado de 31 de outubro para o início de dezembro, mantendo-se a previsão da divulgação no fim deste ano.

Na região, os municípios de Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul e Salto do Jacuí estão com baixos índices de coletas, devido à falta de recenseador. 

De acordo com o Coordenador, Cruz Alta é uma das cidades da região que estão apresentando tendência de queda na população, outros exemplos são Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Pejuçara e Tupanciretã.

Já os municípios de Panambi, Ibirubá, Ijuí e Santa Rosa estão com tendência de crescimento. Uma das principais razões para o aumento é o fator migratório. 

Redução do Fundo de Participação dos Municípios

O resultado do Censo demográfico é usado como base para o cálculo e a publicação anual dos percentuais a que cada cidade tem direito no Fundo de Participação dos Municípios. 

A possibilidade de perdas de recursos do FPM foi um dos temas tratados pela Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, em sua ida a Brasília nesta semana. O assunto foi debatido com o assessor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), David Dias.

De acordo com Thiago, para Cruz Alta não perder recursos para 2024 e os anos seguintes, é preciso chegar, ao mínimo, em 61.129 habitantes.

“É preciso deixar claro que o FPM não é decidido pelo IBGE, e sim pelo Tribunal de Contas da União do Governo Federal. O trabalho do IBGE, nesta questão, é realizar o Censo demográfico e o resultado da contagem da população é que vai mostrar em qual faixa o município se encontra” explica o Coordenador.  

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações 


CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface