Publicada em 16/07/2020
O
uso da tecnologia tem sido um grande aliado da gestão pública na hora de
atender as demandas da população. Em funcionamento desde o ano de 2018 em Cruz
Alta, o aplicativo Colab é uma dessas ferramentas.
Com mais de 1200 usuários ativos e mais de 700 demandas cadastradas pelos
cidadãos, o Colab chegou essa semana a mais de 500 demandas atendidas no
aplicativo. Para o Coordenador de Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria
de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes,
desde a implementação do sistema em Cruz Alta é possível conhecer e visualizar
os problemas de uma forma inteligente e georreferenciada, o que segundo ele
contribui muito na hora de planejar a ação do poder público “Nós temos cada uma
das demandas localizada e segmentada pelo tipo de demanda, esse tipo de
qualificação colabora na hora de executar o serviço dando mais agilidade e
transparência na hora de executar o serviço.
Dentro do aplicativo, foram criadas novas categorias permitindo ao usuário
tirar dúvidas, receber informações e denunciar estabelecimentos que estejam
descumprindo determinações legais de enfrentamento do covid-19. O número de
cadastrados é de 1.028 e o número de demandas concluídas pelo aplicativo COLAB
chegou em 500.
Vale ressaltar que o aplicativo está disponível para smartphones Android e IOS,
para ter acesso, o usuário precisa baixar e criar um perfil no aplicativo. Após
o cadastro, ele pode então fazer uma publicação, preenchendo o campo de descrição
com informações da sua demanda e colocando o endereço do local, além de poder
enviar fotos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta