Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

QUALIDADE DA ÁGUA> Corsan instala ponto de controle da água em Cruz Alta

Publicada em 10/03/2025

  • QUALIDADE DA ÁGUA> Corsan instala ponto de controle da água em Cruz Alta

A Corsan inaugurou, nesta sexta-feira, 7, o primeiro Ponto de Controle de Qualidade (PCQ) da Água em Cruz Alta. Instalado na Praça da Matriz (Praça Érico Veríssimo), na esquina das ruas Duque de Caxias e Venâncio Aires, o equipamento permite, de maneira rápida e simples, que a comunidade tenha acesso aos parâmetros físico-químicos da da água distribuída pela Companhia.

Utilizando a câmera do celular, é possível ler o QR Code mostrado no PCQ e acompanhar a página de controle de qualidade. Nesse ambiente virtual, a pessoa escolhe a cidade e o período que deseja consultar, e pronto, o arquivo com as análises estará disponível.

O gerente regional de relações institucionais da Corsan, Felipe Trindade, explica que os PCQs são mais uma ferramenta de transparência utilizada pela Companhia. “Os equipamentos estão sendo instalados em pontos estratégicos dos municípios para facilitar a coleta de água para testes, além de servirem como um instrumento valioso para que os consumidores possam verificar os resultados. A iniciativa tem o objetivo de garantir o acesso contínuo e seguro às condições da água oferecida à população e reafirmar o compromisso com a comunidade e o desenvolvimento sustentável dos municípios”, afirma. 

Outro PCQ já tinha sido instalado em Cruz Alta, na Praça da Xavantes. Ao todo, a Corsan vai implantar 460 pontos em diversas cidades gaúchas, nos pontos de grande circulação de pessoas.

Monitoramento de ponta

A Corsan encerrou 2024 com 8.784.150 análises laboratoriais realizadas para monitorar a qualidade da água distribuída aos clientes depois de ser captada em rios, lagoas ou barragens e passar por tratamento. Os testes, conduzidos no Laboratório Central de Águas da Companhia, nas Estações de Tratamento (ETAs) e em poços artesianos, avaliam mais de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de potabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Isso reforça o compromisso em garantir excelência nos serviços prestados aos 6,5 milhões de gaúchos atendidos pela empresa.  

No Centro de Operações Integradas (COI), com sede em Porto Alegre, os operadores acompanham, em tempo real, o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões diante de alertas e garante que a água chegue às torneiras com total segurança para consumo. 

A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 estações de tratamento, 871 poços artesianos e também em 139 estações de tratamento de esgoto. Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea (controlador da Corsan desde julho de 2023) e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e tratamento de esgoto.

Compromisso ambiental

O Laboratório Central de Esgoto, certificado por normas ISO, e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) realizaram 495 mil análises ao longo de 2024, para monitorar o tratamento de efluentes e contribuir para a preservação ambiental e a saúde pública. Com essas ações, a Corsan avança no cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento de universalizar os serviços de água e esgoto até 2033. 

Até lá, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano.


Com informações da Corsan

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • QUALIDADE DA ÁGUA> Corsan instala ponto de controle da água em Cruz Alta
  • QUALIDADE DA ÁGUA> Corsan instala ponto de controle da água em Cruz Alta
Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.