Publicada em 05/02/2025
Um verdadeiro mutirão para limpar, organizar e pintar o Instituto Estadual Professor Annes Dias, em Cruz Alta, a maior escola da região da 9ª Coordenadoria de Educação.
Além da direção, professores, servidores e pais, a escola contou com a parceria de empresários que ajudaram na aquisição de tintas para restaurar a pintura de algumas salas de aula e de militares da AD3 que auxiliaram na limpeza.
Na próxima segunda-feira, 10, mais de 800 alunos são esperados em turmas do 2º ao 5º anos do ensino fundamental, ensino médio e técnico.
Para a comunidade da Escola Eliza Brum de Lima, também de Cruz Alta, a volta às aulas tem um significado ainda mais especial. O ano letivo de 2025 marca o retorno para o prédio da escola que estava em reforma, após ser atingido por um temporal.
“É um sentimento de profunda alegria, de emoção, de pertencimento. E eu sei que esse é o sentimento de toda minha equipe, dos professores, dos funcionários e dos alunos que estão retornando para a nossa escola. E nada melhor do que pertencer a um lugar bonito, alegre, pela volta deles”. Essas foram as palavras da diretora Keli Dela Mea de Campos.
A tarefa de limpeza e organização também ganhou auxílio dos pais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Protásio Lima de Moraes, em Tupanciretã.
“O nosso foco é trazer a família para dentro da escola. Eu tenho pais que estão ajudando a pintar as salas de aula, tem outro grupo limpando o pátio”, comenta a diretora Carmem Rodrigues Pereira.
Essa preparação não acontece apenas para organizar as estruturas físicas. De 03 a 07 de fevereiro a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/RS, realiza a Jornada Pedagógica. A programação inclui planejamento pedagógico, reuniões de trabalho e momentos de acolhimento para preparar a Rede Estadual para o ano letivo.
A 9ª Coordenadoria Regional de Educação reuniu na última segunda-feira (03), no SEG, em Cruz Alta, diretores e supervisores das 39 escolas de abrangência. O trabalho foi conduzido pela coordenadora Mariodete Boeno Pinto e a equipe pedagógica. No encontro foram apresentados os resultados da rede, metas definidas e perspectivas para 2025, além de
oferecer formações específicas coordenadas por mentores pedagógicos.
Como parte da programação da Jornada Pedagógica, na manhã desta terça-feira (04), as equipes diretivas acompanharam uma live com orientações para o ano letivo, que começa no dia 10 de fevereiro. A transmissão, apresentada pela secretária da Educação, Raquel Teixeira,
teve mais de 15 mil acessos simultâneos, reunindo professores, diretores, orientadores e equipes pedagógicas de toda a Rede Estadual.
Durante o evento, a titular da pasta fez um panorama dos principais desafios e conquistas dos últimos anos, relembrando o esforço realizado pela Seduc para criar uma cultura de acompanhamento e avaliação de aprendizagem. “Os alunos são nossa razão de ser, é para eles que nós existimos. Quando investimos nossa inteligência, nosso conhecimento, nosso tempo, nossa dedicação e nosso amor, estamos preparando cidadãos atuantes no futuro, capazes de conduzir o Estado”, afirmou Raquel.
Entre os pontos abordados, foram destacados temas como as etapas que os estudantes precisam percorrer ao longo de sua trajetória, estratégias para manter o aluno na escola e evitar o abandono, além da busca por implementar políticas públicas por meio de evidências.
“Somos uma rede que cresce e se fortalece no trabalho conjunto e coletivo. Somos 2.320 escolas que olham juntas na mesma direção: o sucesso escolar de cada estudante que nos procura”, enfatizou Raquel.
A Jornada Pedagógica segue até sexta-feira (7/2), com ações realizadas presencialmente em todas as escolas estaduais, com o acolhimento de professores e funcionários.
Com informações da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações