Publicada em 26/03/2024
No Campo Experimental da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), o "Tour da Soja" promovido pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) e pela própria CCGL reuniu representantes cooperativas e de empresas parceiras, na sexta-feira e na segunda-feira, dias 22 e 25 de março, proporcionando uma imersão sobre os avanços de pesquisa na safra 2023/2024.
Os participantes foram conduzidos por um roteiro guiado pelos pesquisadores Mario Bianchi, Tiago Hörbe e Carlos Pizolotto, especialistas em Controle de Plantas Daninhas, Manejo de Culturas e Manejo de Doenças, respectivamente.
Na sexta-feira, a primeira turma de participantes, composta por representantes de empresas parceiras, teve a oportunidade de presenciar de perto o trabalho desenvolvido pelo time de pesquisa da RTC/CCGL. Esta imersão permitiu uma compreensão mais profunda em relação aos desafios que permeiam o universo da produção de soja no RS.
Já nesta segunda-feira, o evento recebeu representantes das cooperativas Agropan, Camnpal, Coagril, Cotapel, Cotricampo, Cotrijuc, Cotrirosa, Cotrisoja, Cotrisul, Cotrisel, Cotrisal, Cotripal, Cotrijal, Cotriel, Cotribá, Cooopatrigo, Cooperoque, Coopermil, Coasa e Coagrijal. Na oportunidade, pesquisadores e técnicos discutiram sobre as lições da safra 23/24 e sobre e as novas soluções tecnológicas disponíveis, as quais, ajudarão os produtores no aumento da eficiência agrícola.
Durante esses dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de absorver conhecimento e testemunhar na prática as inovações e os métodos que impulsionarão a produtividade e a sustentabilidade no setor agrícola nas próximas safras. O Tour da Soja é um importante espaço de troca de informações e experiências, enriquecendo os participantes e fortalecendo os laços colaborativos entre as entidades envolvidas.
Para o Gerente de Pesquisa da RTC/CCGL, Dr. Geomar Corassa a safra 2023/24 traz lições valiosas, demonstrando nas diferentes esferas do conhecimento o impacto das boas praticas de manejo sobre a produtividade da soja. Avaliar e compartilhar os aprendizados gerados nesta safra é o primeiro passo para a construção de uma safra 2024/25 ainda melhor. Construir uma agricultura cada vez mais eficiente e sustentável é o compromisso das cooperativas juntamente com a RTC/CCGL.
Com informações da RTC/CCGL
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações