Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Secretaria da Educação abre novo período de pré-matrículas nesta quinta-feira

Publicada em 04/01/2024

  • Secretaria da Educação abre novo período de pré-matrículas nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (4), estarão abertas as pré-matrículas para o ano letivo de 2024 na rede estadual. Conforme a Secretaria da Educação (Seduc), o novo período de inscrições vai até o dia 17 de janeiro. A chamada é destinada ao público que perdeu o prazo no ano passado, que terminou em 1º de dezembro. 

A oportunidade é voltada para quem busca ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, seja em modalidade regular, Curso Normal, Aproveitamento de Estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (Cursos Técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente. Também podem ser feitas solicitações de transferência e pré-matrículas para os interessados em vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

As inscrições devem ser feitas pelo site da Seduc, na aba “Matrículas”. É necessário preencher uma ficha de inscrição no site, na qual o estudante deve optar por três escolas em ordem de prioridade. Após, os candidatos receberão um e-mail com o nome da escola para a qual foram designados. 

A última etapa é a confirmação da matrícula, que deve ser realizada de forma presencial na respectiva escola mediante a apresentação do CPF ou certidão de nascimento do aluno e documentos do responsável. Para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental é recomendado apresentar carteira de vacinação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e Número de Identificação Social (NIS). O período de efetivação da matrícula será entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro. 

Transferências

O período de transferência é para os estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio matriculados na rede estadual, municipal ou privada e que desejam trocar de escola ou ingressar na rede do Estado. O prazo também é de 4 a 17 de janeiro.

Os critérios para designação de escola priorizam a proximidade da residência do estudante com a unidade escolar, combinada com o critério da menor idade – salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. No momento da solicitação de transferência, o responsável ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de escolas por ordem de preferência, incluindo as unidades escolares que ofertarem Ensino Médio em Tempo Integral.

Vagas na Educação Profissional 

No caso da Educação Profissional, ainda existem vagas disponíveis nas escolas estaduais na região de São Leopoldo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Bagé, Santo Ângelo, Bento Gonçalves, Santa Rosa, Rio Grande, Palmeira das Missões e Soledade.  

Os cursos em destaque que ainda possuem disponibilidade são Aproveitamento de Estudos em Curso Normal; Técnico em Design de Móveis; Curso Normal Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio; e Técnico em Contabilidade.   

As escolas com vagas ainda a serem preenchidas são as seguintes:

Colégio Professora Jacob Milton Benemann, de Feliz

Escola Técnica Monteiro Lobato, de Taquara

Instituto de Educação Assunta Fortini, de Barão

Instituto de Educação Olívia Lahm, de Igrejinha 

Instituto de Educação Sapiranga, de Sapiranga

Instituto de Educação Ponche Verde, de Piratini 

Escola Wolfram Metzler, de Venâncio Aires

Instituto de Educação Edmundo Roewer, de Ibirubá

Instituto de Educação Miguel Calmon, de Salto do Jacuí

Instituto Assis Chateaubriand, de Charqueadas

Instituto de Educação, de Dinarte Ribeiro

Instituto de Educação Dr. Bulcão, de Lavras do Sul 

Escola Técnica Entre Ijuís, de Entre-Ijuís

Instituto de Educação Tiradentes, de Nova Prata 

Instituto de Educação Cristo Redentor; de Cândido Godói 

Instituto de Educação São José, de São José do Norte

Instituto de Educação Visconde de Taunay, de Iraí

Instituto Padre Vitório, de Planalto

Instituto de Educação 22 de Maio, de Palmitinho 

Instituto de Educação Felipe Roman, de Arvorezinha 

Instituto de Educação Castro Alves, de Barros Cassal


Com informações - GZH

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.