Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Mais de mil alunos da educação básica realizam provas do SAEB e SAERS 2023

Publicada em 12/12/2023

  • Mais de mil alunos da educação básica realizam provas do SAEB e SAERS 2023

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, aplicou recentemente as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), em Cruz Alta. Ao todo, mais de mil alunos, do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal, e 3º ano do Ensino Médio, realizaram as provas de Língua Portuguesa e Matemática do SAEB e SAERS, nos meses de novembro e dezembro.

A avaliação possibilita o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também do Índice Municipal da Qualidade do Rio Grande do Sul (IMERS). O IMERS é considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS no Estado. De acordo com a Lei nº 15766 de 20/12/2021, o índice de participação municipal na parcela de 25%, do produto da arrecadação do ICMS será obtido a partir de critérios que, entre outros, incluem o desempenho nas provas de avaliação da educação básica dos alunos da rede municipal, considerando o nível, a evolução e a taxa de aprovação.

Os resultados serão divulgados no próximo ano e irão produzir os principais indicadores da qualidade da educação básica no país. Além da aplicação dos exames, os estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais educadores respondem alguns questionários contextuais com o objetivo de verificar a realidade de aprendizagem em cada escola.

De acordo com o secretário de Educação, Moacir Marchesan, essas avaliações fornecem dados que auxiliam na identificação de padrões, deficiências e áreas de melhoria no sistema educacional. “Os resultados do SAEB e do SAERS contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e para o aprimoramento do ensino. Além disso, são ferramentas fundamentais para monitorar o progresso ao longo do tempo e para embasar decisões estratégicas na área da educação” ressalta.

“Desde o início do ano estamos focados em mobilizar e preparar os nossos estudantes e toda a nossa comunidade escolar, por isso esperamos ter bons resultados”, avalia o secretário.


Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface