Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Hemocentro Regional de Cruz Alta registra a média de 15 doadores diários

Publicada em 14/09/2023

  • Hemocentro Regional de Cruz Alta registra a média de 15 doadores diários

Abastecendo a mais de dez municípios da região, os estoques de bolsas de sangue no Hemocentro Regional de Cruz Alta têm se mantido em níveis controlados. A média de doadores diários é de quinze. “É sempre importante lembrarmos o quanto a doação de sangue é fundamental, podendo salvar várias vidas”, diz Angélica Trentini, Coordenadora do Hemocentro.

Angélica lembra que, inclusive, empresas que eventualmente tenham interesse em participar das coletas, podem contatar com o Hemocentro pelo telefone 3326-3168 e fazer o agendamento. “Temos a colaboração de colaboradores de empresas de Cruz Alta e municípios da região, bem como de militares, e integrantes de entidades como o Rotaract”, diz Angélica.

PARA DOAR

Os interessados em doar sangue devem levar um documento de identificação. A faixa etária é entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. "Pessoas em boas condições de saúde podem comparecer à unidade e, após uma triagem, realizamos a captação".

É necessário também pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, porém é indicado não fazer refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação. Entre os impedimentos temporários estão: Febre; Gripe; Gravidez; Pós-parto parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias; Uso de alguns medicamentos; Pessoas que adotaram comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.  "O processo é simples e leva de 30 a 40 minutos ao todo. Os candidatos realizam um cadastro, um questionário e depois passam por uma triagem clínica.  Após esse processo, começa a doação, que pode levar de 5 a 10 minutos. Por fim, o doador recebe um lanche e só depois é liberado".

O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h.  O Hemocentro fica na rua Barão do Rio Branco, número 1445.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface