Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Semana Farroupilha será aberta dia 14 de setembro

Publicada em 04/09/2023

  • Semana Farroupilha será aberta dia 14 de setembro

Os festejos da Semana Farroupilha em Cruz Alta iniciam no dia 14 de setembro, com uma série de atrações que contemplam desde o projeto Chama Crioula vai à Escola, apresentações culturais, costelão, desfile farroupilha e chegada da chama crioula. A apresentação da programação completa foi realizada na noite de sexta-feira (1º), na Casa de Cultura Justino Martins, onde estiveram presentes autoridades civis e tradicionalistas, e comunidade em geral.

Na oportunidade, também aconteceram apresentações da invernada mirim do CTG Querência da Serra. O tema dos festejos deste ano é a Revolução de 1923 e a homenageada é Nilda dos Santos Riguer, Patroa do Piquete Tauras do Rio Grande.

Shana Reis, Secretária de Cultura e Turismo, destacou que Cruz Alta é uma grande referência no estado, tanto com as invernadas, quanto laçadores, trovadores, entre outros. “Ficamos muito felizes por estarmos vivendo um momento como este. Precisamos preservar nossa cultura imensamente. Agradeço a todos que estão a frente das entidade e colaboraram com esta programação”. Ainda, em sua fala, Shana destacou o trabalho da homenageada Nilda, no meio tradicioanlista. “Estou muito feliz em vê-la como homenageada, pois ela representa a mulher que vive no lombo do cavalo, com tanta postura e honra, o que serve de inspiração para nós”, diz.

Marili Borchadt, Presidente dos festejos farroupilhas no município, falou sobre a sua honra em estar a frente dos festejos. “Desejamos ter uma semana farroupilha organizada, abrilhantando ainda mais a programação de nosso município. Convidamos a população para que participe das atividades que organizamos com tanto carinho. Queremos cada vez mais semear a nossa cultura, tradicionalismo e o amor pelo Rio Grande”, diz Marili.

Com promoção da administração municipal, das entidades tradicionalistas, da 9ª CRE e da Brigada Militar as atividades se estendem até o dia 20 de setembro com o Desfile Farroupilha e extinção da chama crioula em frente à Prefeitura Municipal. 

O tema deste ano é o centenário da Revolução de 1923.  A guerra deu origem à simbologia dos lenços gaúchos, que evidenciava a oposição entre maragatos a chimangos, que divergiam sobre a reeleição de Borges de Medeiros como presidente do Estado. 

Confira a programação completa:

Quinta-feira (14/09)

13h - Busca da Chama/ Abertura Semana Farroupilha (Benjamin Nott)  

16h - Chegada da Chama (Praça General Firmino de Paula)

Sexta-feira (15/09)

9h30 - Chama Crioula vai à escola (EE de 1ª Grau Pacífico Dias da Fonseca)

 Sábado (16/09)

10h - Farroupilha do programa Galpão Nativo em comemoração da semana da família Militar e 3ª etapa do plantio de mudas (CICA)

19h - Missa Crioula (CTG Querência da Serra)

Domingo (17/09)

10h - Costelão Farroupilha (Acampamento Lenda da Panelinha)

Segunda-feira (18/09)

9h30 - Chama Crioula vai à escola (EMEF Alberto Pasqualini)

14h - Chama Crioula vai à escola (EE Margarida Pardelhas)

Quarta-feira (20/09)

10h - Desfile Farroupilha (concentração 9h)


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface