Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeita Paula se reúne com secretária Estadual de Saúde

Publicada em 24/08/2023

  • Prefeita Paula se reúne com secretária Estadual de Saúde

Para tratar sobre investimentos na área da saúde pública, na ampliação das especialidades atendidas pelo Hospital São Vicente de Paulo e da rede estadual de captação de órgãos, a prefeita de Cruz Alta Paula Rubin Facco Librelotto esteve reunida na tarde da segunda-feira (21), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, com a secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann.

A audiência articulada pelo deputado Estadual, Rafael Braga Librelotto, contou ainda com a presença da diretora técnica do HSVPCA, Jibse Marchioro e do diretor administrativo, Dilnei Garate. Além de buscar o incremento financeiro e a habilitação de novos serviços, a comitiva cruz-altense apresentou à secretária Arita Bergmann os benefícios gerados no atendimento e assistência aos usuários do SUS, a partir dos equipamentos adquiridos pela prefeitura e repassados ao HSVPCA através do Programa Avançar na Saúde.

Adquiridos com R$ 3 milhões em recursos do programa, os equipamentos entregues pelo Governo do Estado no final do mês de Julho já proporcionaram uma economia média de 30 minutos em cada cirurgia realizada pela instituição de saúde na área da neurocirurgia.  Entre os equipamentos entregues, destacam-se aparelhos médicos de alta tecnologia, como Aparelho de Anestesia; Arco Cirúrgico; Sistema de Vídeo Endoscopia Rígida; Perfurador Ósseo, entre outros equipamentos. Ao todo, 35 itens foram adquiridos para auxiliar no atendimento da casa de saúde, referência regional em alta e média complexidade.

Também foi apresentada a Secretaria Estadual da Saúde a sugestão que trata sobre a capacitação dos médicos cirurgiões que atuam nos municípios do interior, para que possam fazer a retirada de órgãos para a realização de transplantes. A ideia recebeu sinalização positiva da secretária da Saúde. De acordo com o coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rafael Ramon, os profissionais de Cruz Alta serão incluídos em um curso de capacitação para médicos cirurgiões atuarem na captação de órgãos que vem sendo organizado. 

Outra importante demanda apresentada à Secretária Arita Bergmann, faz referência à abertura de novos editais e programas do Governo do Estado, que contemple a destinação de recursos para a conclusão da obra da Estratégia Saúde da Família, do bairro Vida Nova, que atualmente encontra-se com 70% das obras executadas e paralisada há anos. Atualmente a população é atendida pela unidade do bairro Jardim Primavera, responsável pela assistência e atendimento a uma população estimada em 7 mil pessoas.

Dra. Paula também entregou à secretária o convite para a inauguração do Centro de Referência e Acolhimento do Transtorno Espectro Autista – Centro Acolher, que será responsável pelo acolhimento e assistência aos pacientes com TEA e seus familiares. A inauguração está marcada para quinta-feira (25).


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface