Publicada em 04/08/2023
Será lançado, às 10h, deste sábado (5) as obras do Pórtico de acesso à Cruz Alta, localizado entre a Avenida Plácido de Castro e a BR-158. O projeto para a entrada ao município faz referência à história dos tropeiros e traz a cruz como símbolo que deu origem ao Pouso da Cruz Alta.
A escolha do projeto aconteceu por meio de um concurso organizado, no ano passado, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, em parceria com a prefeitura de Cruz Alta. A proposta vencedora foi elaborada pelas, na época, acadêmicas Camilla Barcellos de Azevedo e Julia Bronzatti Jochims, com orientação do arquiteto e urbanista, egresso do curso, Vinícius Mastella.
Em um comunicado a Universidade, as duas disseram que o projeto nasceu “a partir de uma ambiência arquitetônica que retratasse a sua rica história e, paralelamente, simbolizasse um novo período para o município. A estrutura foi concebida de modo que destacasse a monumentalidade das formas sólidas, aludindo às fortes raízes da cidade com sua fundação, enquanto as linhas fluídas e orgânicas retratassem as possibilidades do futuro”.
Camila e Júlia revelaram ainda que buscaram símbolos marcantes para Cruz Alta, como a grande Cruz de madeira, que foi o ponto original de acesso do município, e uma referência ao tropeirismo, o primeiro grupo a passar pelo pórtico inicial da cidade.
“A cruz que deu início ao município está presente no meio da estrutura, para receber e abraçar qualquer pessoa que atravesse o pórtico para a nossa cidade – assim como fez com os tropeiros durante suas invernadas. Trabalhamos com materiais que relembrassem o estado natural da cidade, como madeira, concreto, gabiões, paisagismo nativo e a composição formal contrapõe-se com elementos inovadores e contemporâneos”.
“Nossa intenção era proporcionar um espaço público de contemplação, desenvolvendo um percurso intuitivo e harmônico que convide a circulação no local para criar uma verdadeira conexão com a antiga e a nova cidade. Ficamos completamente realizados de termos sido escolhidos como projeto vencedor do concurso, pois acreditamos que edificações como essas são capazes de homenagear momentos importantes da nossa história e também fazem parte de impulso para um amanhã ainda mais brilhante” destacaram.
O investimento para a obra é de R$ 250 mil destinados através de recursos provenientes de uma emenda encaminhada pelo Deputado Federal Pedro Westphalen ainda em 2021.
O evento de lançamento integra a programação dos 202 anos do município, celebrado no próximo dia 18.
Com informações da Prefeitura Municipal/Unicruz
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações