Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Grupo Chaleira Preta será levado para várias partes do mundo

Publicada em 21/06/2023

  • Grupo Chaleira Preta será levado para várias partes do Mundo

O Grupo Internacional de Danças Chaleira Preta, a convite da Associação Art et Traditions Populaires Salmorenc e do France Folklore Tour, integrará o 40º Festival de Culturas Mundiais de Voiron Chartreuse, que acontece na cidade de Voiron, na França, de 29 de junho a 19 de julho. “O Chaleira Preta é o único grupo do continente americano e representará o nosso município e o Brasil nesta edição de Festival, com mais o Grupo da África do Sul, Coréia do Sul, Geórgia a Bulgária”, comenta o Diretor, Vladimir Colombelli.

Com a retomada das atividades aos palcos, Vladimir conta que o Grupo vem se destacando gradativamente a cada apresentação que realiza, marcado pelo dinamismo e qualidade de seus quadros de suas coreografias.

“Estamos preparados para essa representação que visa uma integração muito importante e uma conquista para nossa Cruz Alta, pois em janeiro de 2024, a Associação de Art et Traditions Populaires Salmorenc (Grupo de danças folclóricas da França), retribuirá nossa participação fazendo uma visita para nós chalerianos e, com certeza, realizaremos uma grandiosa programação com a ATP Salmorenc, para toda a comunidade cruzaltense”, diz Vladimir.

Para o chaleriano, Mário Alcides Pereira, participar de um Festival Internacional de Folclore é uma atividade muito importante. “A dimensão envolve muitos aspectos, econômicos, culturais e sociais.  Esses encontros resgatam e preservam as manifestações culturais dos países, sociabilizando os participantes, pois promovem a integração nos alojamentos, durante as refeições e mesmo nos locais das apresentações. Ao participar de um festival folclórico, uma agrupação encontra motivação para seguir difundindo nosso folclore, preservando as nossas tradições, além de levar para o mundo o nome da sua cidade, de seu estado e de seu país”, diz Mário.

Vladimir salienta que para uma entidade bem representar o seu País, demanda de um grande investimento. “Por isso, é fundamental o apoio de empresas, comunidade e poder público, sendo esse os nossos grandes parceiros nestas conquistas de representar além-fronteira”, diz ele.

Com a parceira da Baillar Centro de Danças, de Passo Fundo, de propriedade da também chaleriana, Raquel Rubert Pereira, o Grupo já garantiu suas participações nos DANZPARES (Festival Folclore em Pares) realizados nos países Honduras (com Mariela Camargo e Luiz Felipe Oliveira), Peru (com Julia Duda e Vladimir Colombelli) em 2022, na Costa Rica (com Viviam Gonçaves e Vladimir Colombelli), México (com Mariela Camargo e Luiz Felipe Oliveira) e Peru (com Milena Nascimento e Fábio Moreira) em 2023.

“A participação de integrantes do grupo nesses festivais do Danzpare também garantiu a realização da extensão Cruz Alta, onde a partir dessa 1ª edição podemos estabelecer um elo mais firme de parceria para futuras realizações da nossa extensão do Danzpare em nosso município”.


Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface