Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

NAE oferece atendimento especializado à rede municipal de ensino

Publicada em 11/06/2023

  • NAE oferece atendimento especializado à rede municipal de ensino

Com o objetivo de proporcionar assessoria técnica multidisciplinar ao processo educacional das escolas infantis e fundamentais no município de Cruz Alta, foi criado o NAE - Núcleo de Apoio Educacional. O programa é composto por uma equipe interdisciplinar, constituída pelas Psicopedagogas Clínicas institucionais Daura Paim Batista e Ana Paula Fredi, a Psicóloga Clínica Cristiane Finster Pires e a Assistente Social Franciele Perúcio.

O NAE foi estabelecido em 2022, após a aprovação do projeto 35/2020 do Vereador Moacir Marchesan Júnior, atual Secretário Municipal de Educação. O NAE atua em situações que requerem atenção especializada, identificando as necessidades dos alunos e suas famílias, bem como, organizar e disponibilizar recursos e acessibilidade aos atendimentos da rede municipal, devido às necessidades específicas de cada um.

De acordo com Marchesan a proposta é melhorar o relacionamento interpessoal, a autoestima, a interação social e a aprendizagem dos estudantes por meio de acolhimento, orientação técnica e encaminhamentos (quando necessário) buscando superar as dificuldades que impeçam o desenvolvimento.

"Em 2023, o NAE iniciou seu trabalho com um plano de ação específico que atende à demanda dos alunos matriculados na rede. Isso inclui a estruturação de documentos, a colaboração com a área da saúde e assistência social, a realização de visitas psicossociais para avaliar o contexto socioeconômico em que estão inseridos. Desde março até esta semana, o NAE realizou cerca de 600 atendimentos", relatou.

Além disso, o NAE oferece formações continuadas aos diretores, professores, monitores e equipe escolar, com o objetivo de manter os profissionais da área atualizados com novas práticas relacionadas ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de alunos com necessidades especiais.

Na manhã da última quarta-feira (7), a equipe do NAE realizou a II Formação para professores do AEE- "Aprendizagem para todos". A atividade ocorreu na EMEF Carlos Gomes. Os temas abordados foram: Atendimento Educacional Especializado, Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), Profissional AEE, Adaptação curricular e Sala de recursos.


Com informações da Prefeitura de Cruz Alta 

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.