Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Mais uma empresa no município recebe certificado do SIM

Publicada em 07/06/2023

  • Mais uma empresa no município recebe certificado do SIM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rural, Bem estar animal e Meio Ambiente, conferiu, na semana passada, mais um certificado de registro para empresa instalada no município. O documento foi entregue pelo o Médico Veterinário, Alessandro Rubin, e Fiscal Sanitária, Rosimara Freitas, da equipe do SIM, ao proprietário da unidade de extração e beneficiamento de mel - Apiário Garlet.

De acordo com a Secretária, Cláudia Pedroso, este é um importante passo para o município na constante busca pela segurança dos produtos de origem animal que são produzidos em Cruz Alta.  Cláudia explica que, com esse, já são onze estabelecimentos registrados, sendo:  01 abatedouro de bovinos, 01 abatedouro de suínos com beneficiamento de produtos cárneos, 05 unidades de beneficiamento de mel, 03 unidades de beneficiamento de ovos, e 01 unidade de beneficiamento de carne em estabelecimento comercial. Outros três estão em processo de análise e acompanhamento.

Da posse deste documento, a Secretária salienta que o proprietário tem direito a utilizar o selo S.I.M nos produtos. “O selo contém o número de licença e dá direito ao empreendedor comercializar dentro do município produtos derivados de origem animal, como queijo, embutidos de carne, mel, ovos, entre outros”, diz.

Conforme a Fiscal, Rosimara, o trabalho da equipe do SIM foca na valorização dos empreendimentos e busca garantir mais segurança ao consumidor. “A certificação é uma garantia de que o consumidor terá um alimento de qualidade, pois, para obter o registro a empresa e o alimento produzido passam por várias etapas de controle; já o empresário consegue negociar a produção com certificado de segurança de higiene, o que agrega valor e qualidade de procedência ao seu produto”.

As empresas com registro do SIM possuem vantagens em relação à concorrência; visto que a produção legalizada oferta qualidade, segurança alimentar e participação em programas governamentais de compra direta no caso das agroindústrias.

 “Os interessados em adquirir o certificado, devem procurar o SIM para que possamos orientá-los acerca da documentação necessária e como proceder para iniciar o processo. Após isso, a equipe técnica realizará visita de fiscalização no local e nos documentos exigidos; se tudo estiver dentro da legislação, o certificado de registro é concedido”, diz Cláudia.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está localizado na Rua Mariz e Barros, nº 414, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rural, Bem estar animal e meio ambiente.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface