Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prazo para justificar de ausência no segundo turno termina hoje

Publicada em 09/01/2023

  •  Prazo para justificar de ausência no segundo turno encerra na segunda-feira

Encerra hoje (9) o prazo para os eleitores que não votaram no segundo turno das eleições gerais de 2022, no dia 30 de outubro, apresentarem a justificativa pela ausência.

Para justificar, basta fazer o download no celular do aplicativo e-Título e clicar na aba “mais opções” ou acessar o Sistema Justifica. Além dessas opções, o eleitor ainda pode entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um. Quem não votou no primeiro turno das eleições do ano passado teve até 1º de dezembro para justificar a ausência.

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface