Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta terá monitoramento vacinal de febre amarelo

Publicada em 14/09/2021

  • Cruz Alta terá monitoramento vacinal de febre amarelo

A partir desta terça-feira, dia 14, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará o monitoramento da situação vacinal de Febre Amarela nas regiões rurais e periurbanas do município de Cruz Alta. De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, o objetivo principal é imunizar a população da zona rural, que pode estar mais exposta a doença, considerando que a circulação do vírus da febre amarela voltou a ser registrada no Rio Grande do Sul, que está em situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Estadual (ESPIE), declarada pela Portaria SES-RS nº341/2021, de 29 de abril de 2021.

“Os habitantes da área rural e periurbana serão visitadas pelo respectivo agente comunitário de saúde e vacinador devidamente identificados em veículo da Vigilância em Saúde, para verificar a situação vacinal e já administrar a dose da vacina se for necessário”.

Quanto aos moradores da região urbana não vacinados, Joice salienta que eles devem procurar a sala de vacinação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 8h às 11h30min e da 13h30min às 17h para receber a dose.

O esquema de vacinação é o seguinte:

- Dos 09 meses aos 4 anos, 11 meses e 29 dias: administrar uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos;

- Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas: administrar dose única.

 “Vale ressaltar que, no intuito de resgatar as crianças que tenham recebido até o ano de 2017 apenas uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade, elas deverão receber a dose de reforço”.

Quem fez a imunização contra a COVID-19, deve respeitar 14 dias de intervalo, sendo contraindicada a vacinação simultânea.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta - Aplicativo
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface