
A Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta está promovendo uma campanha de autodeclaração étnico-racial dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo atualizar e qualificar as informações do Censo Escolar, contribuindo para a elaboração de políticas públicas mais eficientes e alinhadas à realidade da comunidade escolar.
De acordo com a Secretaria, os dados coletados são fundamentais para garantir maior precisão nos levantamentos educacionais e auxiliar no planejamento de ações voltadas à promoção da equidade, da inclusão e da valorização da diversidade dentro do ambiente escolar.
Pais e responsáveis que ainda não realizaram a autodeclaração de seus filhos devem procurar a secretaria da escola onde o estudante está matriculado para efetuar o procedimento.
O prazo para participação na campanha segue até o dia 1º de julho de 2026.
A administração municipal destaca que o conhecimento da realidade étnico-racial dos estudantes é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de estratégias educacionais que atendam às necessidades da população, fortalecendo a construção de uma educação pública mais inclusiva, democrática e de qualidade.
Com informações da Prefeitura Municipal /Secretaria de Educação
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 24/06/2026