Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Na semana de doação de sangue, Hemocentro recebe mais de 100 doadores

Publicada em 26/11/2022

  • Na semana de doação de sangue, Hemocentro recebe mais de 100 doadores

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, foi criado para promover a doação de sangue, lembrando a data de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Angélica Trentini, Coordenadora do Hemocentro Regional de Cruz Alta, destaca que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas e que para manter o estoque adequado, são necessárias muitas doações. No momento, o Hemocentro pede doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente do tipo O negativo.

“Durante esta semana, tivemos mais de 100 doadores, o que foi ótimo para o nosso estoque. Muitas empresas, inclusive, colaboraram com brindes e uma sobremesa especial. Gostaríamos que agradecer aos doadores que compareceram e também aos nossos parceiros”, diz Angélica. 

O processo total de doação, que demora em torno de 50 minutos, consiste em preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial e coleta de 450 ml de sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa tem, em média, cinco litros de sangue e após a doação, o organismo repõe o volume de sangue dentro de 24 horas.

Para ser doador é preciso: Estar em boas condições de saúde; Apresentar documento oficial de identidade com foto; Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; Pesar no mínimo 50 quilos com desconto de vestimentas; O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até três doações.

O hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445, e mais informações e agendamento podem ser feitos pelo telefone 3326 3168. As doações ocorrem de segunda a sexta-feira das 7h30min ás 11h. 

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações 

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface