Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Inscrições abertas para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Publicada em 27/10/2022

  • Inscrições abertas para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Estão abertas as inscrições para famílias de Cruz Alta interessadas em acolher crianças e adolescentes afastados temporariamente da família biológica por decisão judicial. O Acolhimento em família acolhedora é uma medida protetiva, temporária e excepcional em que as famílias acolhem nas suas casas, crianças ou adolescentes que aguardam uma decisão judicial e precisam de um ambiente seguro, afetivo e saudável para que se desenvolvam durante este período.

O lançamento do serviço aconteceu na noite de ontem (26), na Casa de Cultura Justino Martins. Estiveram presentes, a Promotora da Infância e Juventude Dra. Ana Maria Thomaz, a Diretora Regional Substituta da Defensoria Pública Dra. Maria Aparecida Esteves Aviles, profissionais ligados à rede de proteção, representantes do poder judiciário, bem como da comunidade em geral.

De acordo com a Juíza da Vara da Infância e Juventude, Dra. Katiuscia Kuntz Brust, o objetivo é desenvolver e fortalecer este serviço para que cada vez menos tenhamos crianças e adolescentes nos acolhimentos institucionais. “Será um passo bem importante para trabalharmos, inclusive, no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”.

A Assistente Social da SMDS Elisabete Martins, falou sobre os parâmetros legais do Serviço, enfatizando a sua efetivação conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. “Para a concretização deste serviço, contamos com um grande apoio do Secretário Hioran, do qual não mediu esforços. Depois da inscrição, é feita a análise documental, avaliação com entrevista, visita domiciliar, e, por fim, ocorre a habilitação da família. Lembro que a família acolhedora receberá um aporte financeiro para contribuir com as despesas do acolhido”.

QUEM PODE PARTICIPAR E REQUISITOS

Toda pessoa ou grupo familiar que tenha desejo de acolher e disponibilidade afetiva para transformar a vida de uma criança ou adolescente poderá ser uma família acolhedora.

Entre os requisitos para acolher, estão: Não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção; Não ter vínculo de parentesco com a criança ou adolescente a ser acolhido; Não ter antecedentes criminais, comprometimento psiquiátrico, dependência alcoólica ou de substâncias psicoativas; Possuir moradia fixa em Cruz Alta há mais de 2 anos; possuir idade mínima de 25 anos.

INSCRIÇÕES

As pessoas interessadas em fazer a sua inscrição, poderão se dirigir até a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 1295. Mais informações através do telefone 3322-8696, ou e-mail familiaacolhedoracruzalta@gmail.com.

EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO

A Professora Diva é mãe acolhedora da cidade de Santo Ângelo. Ela relatou que conheceu o serviço há alguns anos através de uma entrevista de rádio, mas foi a filha que incentivou para que a família se tornasse acolhedora. “Muitas pessoas nos questionavam, na época, sobre essa escolha que fizemos. Hoje, algumas dessas pessoas também se inscreveram no serviço e acolhem crianças. Enquanto eles estão conosco, são tratados como filhos e temos todo o cuidado e carinho necessário que uma criança precisa”, relatou.

Questionada sobre como é quando precisam devolver os acolhidos para a família de origem ou adotiva, Diva afirma que sofre um pouco, mas nada se compara ao sentimento de poder ajudar uma criança em situação de vulnerabilidade. “Nós temos que pensar somente neles, que precisam voltar para suas famílias ou ir para uma nova. Se sofremos? Sim, mas é um sofrimento diferente, porque sabemos que essas crianças estarão amparadas e vão seguir o caminho delas. A gente faz a nossa parte como família acolhedora”.

Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Confira outras imagens

  • Inscrições abertas para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
  • Inscrições abertas para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface