Publicada em 24/10/2022
Desde o final do ano passado, onze casas já foram receberam placas térmicas do projeto “Cruz Alta Sem Frestas”. A ação consiste na fixação de placas térmicas nas paredes e no teto por meio de grampeadores de pressão para tapar as frestas das moradias.
De acordo com a Assistente Social, Eliza Cardias, estas moradias, em sua maioria, pertencem a famílias que receberam a visita de uma equipe técnica que constatou a necessidade e apresentou o projeto para estas pessoas. Mas, segundo ela, as famílias interessadas também podem fazer o cadastro na Coordenadoria de Habitação (Rua Pinheiro Machado, 1437).
As placas, confeccionadas por apenados do Presídio Estadual de Cruz Alta, são produzidas com caixas de leite, suco, e água de coco, provenientes da doação da população. O trabalho de aplicação é feito por uma equipe da Prefeitura.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Coordenadoria de Políticas de Habitação, Rotary Club Ana Terra e SUSEPE.
Os interessados podem fazer a entrega nos seguintes pontos:
Ginásio Municipal de Esportes (Rua General Osório, 963);
Sulfarma (Pinheiro Machado, 338);
Centro de Convivência do Idoso CCI (Rua General Antônio Neto, 454, Vila Nova);
Ateliê Vila Lizabel (Rua Assis Brasil, 375);
Centro de Referência Maria Mulher (Rua Coronel Pilar, 454).
Sobre as doações, Saviene comenta que houve boa adesão da população na entrega das caixinhas. Conforme ela, inclusive, muitas empresas e escolas da cidade, têm realizado campanhas internas para o recolhimento. “As caixinhas, preferencialmente, precisam estar limpas e secas. Depois de entregues nestes locais, elas são levadas até o Presídio Estadual para a confecção das placas pelos apenados”.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações