Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta conta com seis agroindústrias fortalecendo a agricultura familiar

Publicada em 21/10/2022

  • Cruz Alta conta com seis agroindústrias fortalecendo a agricultura familiar

Acompanhando e orientando em todas as etapas para a implantação das agroindústrias, o Serviço de Inspeção Municipal-SIM, é o órgão responsável pela certificação dos produtos de origem animal e seus derivados. Segundo a Fiscal Sanitária, Rosimara Freitas, atualmente, Cruz Alta possui seis agroindústrias   sendo elas: Agroindústria Araucária (abatedouro de suínos e processamento de embutidos); Agroindústria Agro Silinske (ovos caipira); Agroindústria Da Casa (ovos caipira); Apiário Kefer (mel e própolis); Agroindústria da casa (mel) e Agricultura Beck (mel e própolis) e, ainda, um abatedouro de suínos e processamento de embutidos que ainda está em fase de elaboração do projeto e implantação.

“Elas ofertam produtos como, carne suína, salame, linguiças, banha, torresmo, ovos, mel e derivados”.

Rosi explica que, entre as vantagens das agroindústrias para os produtores está o fortalecimento da agricultura familiar, além de terem um local seguro e adequado para o processamento de matérias primas agropecuárias, agregando valor ao produto final.  “As agroindústrias são orientadas e acompanhadas por nós, desde o início, em todas as etapas desde aprovação do terreno até a conclusão da construção, garantindo a aptidão para a produção”.

A Fiscal salienta que a inspeção dos produtos de origem animal assegura que o alimento que está sendo consumido não ofereça nenhum risco à saúde da população e que foi obtido seguindo todas as normas de higiene.  Além disso, segundo ela, a inspeção e fiscalização dos produtos evitam fraudes e verificam o cumprimento das boas práticas de fabricação, assegurando, assim, um produto de qualidade. “Para isso, o S.I.M realiza inspeção periódica, nos abatedouros e mensal nas agroindústrias de ovos, mel, embutidos e derivados”.

Ainda, estas agroindústrias contam com o apoio da Emater/RS-Ascar que assessora os agricultores em todo o processo, iniciando com o cadastramento no Programa de agroindústria Familiar, auxiliando para que atendam a todos os requisitos ambientais, sanitários e fiscais, a qualificação dos manipuladores e finalmente, a certificação. 

MERCADO FAVORÁVEL

O mercado mostra-se favorável à compra dos produtos coloniais. Além dos mercados tradicionais e venda direta aos consumidores, também há em Cruz Alta grande demanda das escolas da rede pública de ensino, restaurante popular e forças armadas que compram através do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar e do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos.

Mais informações podem ser adquiridas diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Rural que está em novo endereço, na Avenida Presidente Vargas, número 1295.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface