Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Câmara vai homenagear 60 anos da Psicologia no país nesta segunda

Publicada em 07/08/2022

  • Sessão Solene vai homenagear os 60 anos de regulamentação da psicologia no Bra

A Câmara de Vereadores de Cruz Alta vai realizar, às 18h30, da próxima segunda-feira (8), uma Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, celebrado no dia 27 de agosto.

O ato contará com a presença da conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS), Ana Luiza de Souza Castro, e de psicólogos do município que atuam em diferentes áreas.

A Psicologia chegou ao país no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Hoje, após 60 anos da regulamentação, o Brasil possui o maior número de psicólogos ativos do mundo, são mais de 425 mil profissionais em atividade. Somente no Rio Grande do Sul, temos mais de 27 mil psicólogas/os com registro ativo no CRPRS, sendo a grande maioria mulheres. “Esses números evidenciam o quanto a Psicologia cresceu e o quanto está inserida na vida social cotidiana, atuando em diferentes espaços, como clínicas, políticas públicas da saúde e da assistência social, educação, sistema de justiça, segurança pública, trânsito, esportes, organizações, relações de trabalho e em todos os contextos em que o cuidado à saúde mental é um chamado”.

Atuação nas políticas públicas

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no primeiro ano da pandemia, problemas com ansiedade e depressão tiveram um aumento de 25%. Ainda, segundo a OMS, a saúde mental e o bem-estar devem ser entendidos como direitos humanos fundamentais. “Considerando isso, devemos destacar a importância da atuação da Psicologia em todas as políticas públicas. Ou seja, é necessário que os governos façam investimentos em ações que democratizem o acesso ao cuidado em saúde mental”, afirma a presidenta do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro.

Uma das conquistas recentes da profissão nesse sentido foi a aprovação da Lei nº 13.935/2019, que determina a inserção de psicólogas/os e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica. As equipes multiprofissionais nas escolas deverão desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface