Publicada em 06/07/2020
A partir de 3 de agosto,
a gasolina vendida no Brasil deverá seguir novas especificações definidas pela
Agência Nacional do Petróleo (ANP), que regula o setor, o combustível deve
ficar mais caro, no entanto pode fazer com que os veículos gastem e poluam
menos.
As mudanças valem para a gasolina tipo C (comum) e
premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos.
De acordo com a Petrobras, ainda não há uma estimativa de
qual será o aumento. "Em termos finais de custo, acreditamos que será mais
positivo, porque poderá rodar mais com menos”, afirmou Anelise Lara, diretora
da Petrobras em uma transmissão da Associação Brasileira de
Engenharia Automotiva (AEA).
Apesar de o motorista pagar mais pelo combustível, o
veículo rodará mais quilômetros com um litro de gasolina, indica a empresa
petrolífera.
A nova gasolina terá introdução de uma massa
específica mínima de 715 kg/m³. A massa específica é a quantidade de uma
substância em um determinado volume.
Outra novidade é a adoção de um novo padrão na
contagem da octanagem da gasolina. O octano é o nível de resistência à
combustão dentro do motor.
Na hora que o combustível é comprimido pelo pistão dentro do cilindro, há um ponto ideal para a combustão. Se a octanagem é mais alta, essa explosão acontece em um ponto onde o pistão é impulsionado com mais força para baixo, melhorando, assim, o desempenho do veículo. Por outro lado, se uma gasolina tem pouca octanagem, a explosão acontece de forma precoce, prejudicando o desempenho.
Fonte: G1