
Os dois parlamentares, que atualmente ocupam cadeiras na Câmara dos Deputados, conquistaram as duas vagas destinadas ao Estado na disputa deste ano.
Ubiratan Sanderson (PL) e Marcel van Hattem (Novo) foram eleitos senadores pelo Rio Grande do Sul nas Eleições 2026. Os dois candidatos terminaram a apuração com as maiores votações entre os 13 concorrentes às duas vagas destinadas ao Estado.
Sanderson recebe 3.162.347 votos, correspondentes a 30,02% dos votos válidos. Com o resultado, o candidato do PL garante uma das cadeiras do Rio Grande do Sul no Senado Federal para a próxima legislatura.
Marcel van Hattem fica com a segunda vaga. O candidato do Novo somou 3.159.195 votos, o equivalente a 29,99% dos votos válidos.
A eleição deste ano renovou duas das três cadeiras destinadas ao Rio Grande do Sul no Senado. Os mandatos dos eleitos terão duração de oito anos.
Com informações do G1
Acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Flores de Oliveira
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 04/10/2026