
Mais de 170 pessoas já participaram, neste ano, das oficinas de produção de sabão ecológico promovidas pela Corsan em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outras entidades da região.
Somente em 2026, foram realizadas 25 atividades nos municípios de Ijuí, Cruz Alta, Carazinho, Soledade e Panambi, levando conhecimento sobre preservação ambiental e uma alternativa prática para o reaproveitamento do óleo de cozinha usado.
A proposta é transformar um resíduo doméstico em um produto que pode ser utilizado no dia a dia, contribuindo também para a economia das famílias. A iniciativa integra o programa De Olho no Óleo, desenvolvido pelo Grupo Aegea, atual controlador da Corsan, e une educação ambiental, reaproveitamento de recursos e conscientização sobre o descarte correto.
A atividade mais recente foi realizada em Carazinho, com um grupo de mães atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM). Durante o encontro, as participantes aprenderam as etapas de fabricação do sabão ecológico, receberam orientações sobre os cuidados necessários no manuseio dos materiais e acompanharam todo o processo. Também foram reforçadas as orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras e óculos.
Com informações da Corsan
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 19/09/2026

