
Policiais militares realizaram buscas, na quarta-feira (16), no Bairro Abegay, em Cruz Alta, após moradores relatarem o possível avistamento de uma onça-parda (Puma concolor) nas proximidades.
A equipe realizou averiguações na região, inclusive com o emprego de uma Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), na tentativa de localizar o animal e identificar possíveis vestígios de sua presença. Durante as diligências, porém, a onça-parda não foi encontrada e também não foram identificados indícios que confirmassem a permanência do animal nas áreas vistoriadas.
Os moradores receberam orientações sobre os procedimentos de segurança em caso de um novo avistamento. A recomendação é não tentar se aproximar, perseguir, capturar ou remover o animal.
A população deve manter a calma, preservar uma distância segura, evitar movimentos bruscos e não oferecer alimentos. Também é recomendado não se aproximar para fotografar ou filmar, evitar aglomerações e, caso o animal entre em uma propriedade particular, não tentar retirá-lo por conta própria.
Em caso de novo avistamento, a orientação é comunicar imediatamente as autoridades competentes. Os animais da fauna silvestre são protegidos pela legislação ambiental, e qualquer ação deve preservar a segurança das pessoas e do próprio animal.
Para informações ou comunicação de uma nova ocorrência, o contato com o 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb) pode ser feito pelo telefone ou WhatsApp (54) 3335-8350.
Com informações da Comunicação Social do 3º BPAmb
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 18/09/2026