
O sol aparece entre nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas algumas áreas, principalmente próximas à costa e à Serra, devem registrar períodos de maior nebulosidade. Há possibilidade de garoa ou chuva leve, passageira e isolada, especialmente na Serra e nos Aparados.
Uma massa de ar frio cobre o Estado e mantém as temperaturas abaixo da média histórica para a metade de setembro. O início e o final do dia serão frios, enquanto a tarde terá temperaturas amenas e agradáveis na maior parte das cidades gaúchas.
Segundo a MetSul Meteorologia, a incursão de ar frio que avançou pelo Sul do Brasil no fim de semana terá maior intensidade nesta primeira metade da semana. A massa de ar frio tem trajetória continental e avança pelo interior da América do Sul, alcançando inicialmente o Oeste do Rio Grande do Sul e avançando para outras regiões entre esta terça e quarta-feira.
A possibilidade de geada é indicada para a maioria das regiões gaúchas, com marcas negativas podendo ocorrer nas áreas serranas do Sul e do Nordeste do Estado. As temperaturas devem voltar a subir no final da semana, antes do retorno da chuva ao Rio Grande do Sul.
Previsão para Cruz Alta
Em Cruz Alta, a segunda-feira terá sol e nuvens em boa parte do dia, mas a nebulosidade estará bastante presente nas primeiras horas da manhã. A temperatura mínima deve ficar entre 6°C e 7°C, enquanto a máxima pode chegar aos 18°C durante a tarde.
O vento sopra de sudeste, com rajadas de até 30 km/h, contribuindo para diminuir a sensação térmica, especialmente nos períodos mais frios.
No domingo, Cruz Alta registrou mínima de 6,7°C e máxima de 17,5°C.
Com informações do Correio do Povo, Inmet e MetSul
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 14/09/2026