
A primeira noite da 40ª Coxilha Piá reuniu talento, emoção e valorização da cultura gaúcha no Palco Arthur Bonilla, montado no Ginásio Municipal de Cruz Alta. Na noite desta segunda-feira (27), doze composições disputaram a Fase Local nas categorias Piazito, Piá e Piá Taludo, classificando seis representantes do município para a fase geral do festival.
Além das apresentações concorrentes, a programação contou com atrações culturais, como o projeto Coxilha Vai à Escola, a apresentação temática dos alunos da Escola Estadual Dr. Gabriel Álvaro de Miranda em homenagem aos 400 anos das Missões e a interpretação da música "Sou Autista, Sim, Senhor", apresentada pela AMACA.
Encerrando a noite, o público acompanhou o espetáculo Tributo à Coxilha Piá, reunindo músicos que marcaram a história do festival e a participação especial dos jurados, que interpretaram a canção-tema de Cruz Alta.
Os classificados da fase local voltam ao palco nesta terça-feira (28) para disputar a Fase Geral da 40ª Coxilha Piá.
Melhor Instrumentista
Matheus Martins
Categoria Piazito
1º Rafaella Almeida Trindade – Léguas de Solidão
2º Valentino Wagner – Ao Pé do Açoita Cavalo
Categoria Piá
1º Malu Keske Barassuol – Colhi Vento nos Olhos
2º Miguel Born – Vento Norte
Categoria Piá Taludo
1º Clara Goettems Egert – Picumã
2º Julia Brizolla Severo – Rancho de Luz
Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 28/07/2026

















