
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o vice-governador Gabriel Souza estarão em Cruz Alta nesta terça-feira (30) para uma série de compromissos oficiais. O principal destaque da agenda será a solenidade de início das obras do complexo agroindustrial da Soli3 União Central Cooperativa, empreendimento considerado um dos maiores investimentos privados recentes do setor de biocombustíveis no Estado.
Com investimento previsto de R$ 1,25 bilhão, a Soli3 deverá impulsionar o desenvolvimento econômico da região, com geração de empregos, fortalecimento do cooperativismo e ampliação da cadeia do agronegócio gaúcho.
Além da cerimônia da Soli3, o governador e o vice-governador participam de outras atividades nas áreas de habitação, infraestrutura, saúde e desenvolvimento regional.
Programação em Cruz Alta
15h – Vistoria às obras das moradias do programa A Casa é Sua.
Local: Canteiro de Obras – Rua Érico Veríssimo.
15h40 – Assinatura do convênio para o Núcleo Habitacional Santa Bárbara, além dos convênios Ilumina (iluminação pública com a Cercer) e Infra (reforma do ginásio municipal).
Local: Câmara de Vereadores.
16h30 – Solenidade de início das obras do Complexo Industrial Soli3 União Central Cooperativa.
Local: Rodovia Municipal Dr. Pedro Braga (estrada para Benjamin Nott).
17h30 – Inauguração do Centro de Parto Normal e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do Hospital São Vicente de Paulo.
Local: Avenida Venâncio Aires, 163.
18h30 – Reunião com a Rede Regional de Bem-Estar Animal.
19h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores para entrega da condecoração de Cidadão Cruz-Altense ao vice-governador Gabriel Souza.
Local: Casa de Cultura Justino Martins.
A solenidade da Soli3 reunirá representantes das cooperativas Cotrijal, Cotripal e Cotrisal, além de lideranças do cooperativismo gaúcho, autoridades estaduais e municipais. O empreendimento é apontado como um marco para o setor, consolidando Cruz Alta como um polo estratégico para novos investimentos no Rio Grande do Sul.
Além do governador Eduardo Leite, participam o vice-governador Gabriel Souza, o deputado federal Pedro Westphalen, o deputado estadual Rafael Braga, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, o presidente da Soli3, Germano Döwich, Prefeita Dr. Paula, Vice-prefeito Moacir Marchesan Junior e outras autoridades
Com informações do Governo do Estado e Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 30/06/2026