
Uma ação da Brigada Militar durante a Operação Força Total resultou no resgate de 80 galos em situação de maus-tratos e na identificação de fortes indícios da prática ilegal de rinha de galos em Cruz Alta. A ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (29).
Após receber denúncias, policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb) fiscalizaram dois locais utilizados para a criação de aves destinadas, supostamente, a combates.
No primeiro endereço, os policiais encontraram nove galos mantidos em gaiolas artesanais de madeira. No local também foi identificado um rinhadeiro, estrutura utilizada para a realização de disputas entre os animais.
Já no segundo ponto vistoriado, foram localizados 71 galos. Conforme a fiscalização, parte das aves estava sem acesso adequado a água e alimentação. Também foi constatado acúmulo de fezes nas proximidades das gaiolas, situação considerada incompatível com o bem-estar animal.
Durante a inspeção em um galpão, os policiais encontraram outro rinhadeiro contendo grande quantidade de penas, reforçando os indícios de que o espaço era utilizado para a realização de rinhas.
Além dos animais, foram apreendidas 30 esporas artificiais, medicamentos e diversos materiais normalmente associados à prática de combates entre galos.
A operação contou com o acompanhamento de uma médica veterinária, que atestou as condições de maus-tratos verificadas nos locais fiscalizados.
Diante dos fatos, foram lavrados os respectivos Termos Circunstanciados. Os animais foram apreendidos e encaminhados para os procedimentos cabíveis, assim como os rinhadeiros e demais materiais encontrados durante a ação.
Com informações da comunicação social do 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 01/06/2026



