
A chegada de uma massa de ar seco e frio ao Rio Grande do Sul provoca uma forte queda nas temperaturas nesta semana, trazendo dias com características típicas de inverno em pleno outono. O frio deve ganhar intensidade principalmente entre terça e sexta-feira, quando as madrugadas terão temperaturas muito baixas em diversas regiões do Estado.
Rio Grande do Sul terá avanço do ar polar
Nesta segunda-feira, dia 18, o sol aparece com nuvens em grande parte do território gaúcho, embora áreas do Norte e Nordeste ainda tenham maior nebulosidade e possibilidade de chuva e garoa, principalmente entre a madrugada e a manhã.
A nova massa de ar polar derruba as temperaturas e mantém o frio ao longo da semana. Em várias cidades do interior, as mínimas devem ficar entre 0ºC e 5ºC, com possibilidade de marcas negativas em regiões de maior altitude e baixadas.
Na Serra e nos Aparados, as tardes também serão frias, com máximas ao redor ou abaixo dos 10ºC.
Madrugadas serão as mais frias da semana
Os institutos meteorológicos apontam que as madrugadas de terça e quarta-feira deverão registrar as menores temperaturas da semana no Rio Grande do Sul.
O vento gelado também deve aumentar a sensação de frio em diversas regiões, especialmente durante a noite e no amanhecer.
Previsão para Cruz Alta
Em Cruz Alta, a segunda-feira começa com tempo nublado e possibilidade de garoa ainda durante a madrugada. Ao longo da manhã, o céu permanece com bastante nebulosidade, mas com algumas aberturas de sol.
Durante a tarde, o sol aparece com maior intensidade, porém o frio segue presente. A máxima não deve ultrapassar os 15ºC.
O vento sopra do quadrante sul, com rajadas que podem chegar aos 35 km/h, aumentando significativamente a sensação de frio ao longo do dia.
As menores temperaturas desta segunda-feira devem ocorrer à noite, com o avanço da massa de ar polar sobre a região.
A semana será especialmente gelada em Cruz Alta, com características típicas de inverno. As madrugadas mais frias devem ocorrer entre terça e quarta-feira, quando as mínimas poderão variar entre 2ºC e 3ºC.
No domingo, a temperatura mínima registrada em Cruz Alta foi de 11,2ºC, enquanto a máxima chegou aos 17,9ºC.
Com informações do Correio do Povo, Inmet e Metsul
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 18/05/2026