
A presença feminina no Exército Brasileiro alcançou um novo avanço com a formação inédita de sargentos mulheres na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), em Cruz Alta.
Pela primeira vez, 11 militares femininas concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos na instituição. Todas são 2º sargentos da Qualificação Militar Singular (QMS) Músico, marcando um momento histórico para o ensino militar no país.
Formação e capacitação
Durante o curso, realizado com militares de ambos os sexos, as participantes aprofundaram conhecimentos em áreas essenciais como liderança, gestão administrativa, organização e emprego da Força Terrestre, ética profissional e direitos humanos.
A capacitação prepara os sargentos para assumirem funções de maior responsabilidade dentro das organizações militares.
A cerimônia de formatura ocorreu no dia 9 de abril e contou com a presença do comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Em sua fala, ele ressaltou o papel fundamental dos sargentos na transmissão de valores e no cumprimento das missões da Força.
Ampliação do ensino militar
Desde 2023, a EASA ampliou sua atuação, passando a aperfeiçoar também sargentos de outras qualificações militares, além das Armas tradicionais. A mudança contribuiu para tornar a formação mais inclusiva e alinhada às demandas atuais do Exército.
Crescimento da presença feminina
A participação das mulheres no Exército Brasileiro vem crescendo de forma significativa nas últimas décadas. Iniciativas como o Serviço Militar Inicial Feminino e a recente promoção da primeira mulher ao posto de general de brigada refletem esse avanço.
A presença feminina nas Forças Armadas remonta a figuras históricas como Maria Quitéria, na Independência do Brasil, e às enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, mulheres ocupam diferentes funções e níveis hierárquicos, contribuindo com competência e dedicação para o fortalecimento da instituição.
Com informações do Exército Brasileiro / EASA
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 15/04/2026



