Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
MULTIPARQUE SC

PARABÉNS!> UNICCA supera 1 milhão de quilos reciclados em 2025

  • PARABÉNS!> UNICCA supera 1 milhão de quilos reciclados em 2025

A Cooperativa de Trabalho União das Catadoras e Catadores de Cruz Alta (UNICCA) alcançou, em 2025, a marca histórica de 1.011.687 quilos de resíduos recicláveis destinados corretamente no município.

Os dados fazem parte do balanço anual divulgado pela cooperativa e demonstram crescimento contínuo nos últimos anos, consolidando a coleta seletiva solidária como política pública efetiva em Cruz Alta.

Evolução anual dos resíduos encaminhados à reciclagem

2022: 347.842 kg

2023: 663.364 kg

2024: 857.780 kg

2025: 1.011.687 kg

O avanço expressivo comprova o fortalecimento do trabalho coletivo das catadoras e catadores, aliado ao engajamento crescente da comunidade na separação correta dos resíduos.

 Indicadores de 2025

27% de índice de reciclagem, percentual superior à média nacional, estimada em cerca de 8%

+240 pessoas sobrevivem direta ou indiretamente a partir da atividade da cooperativa

100% da cidade atendida pela coleta seletiva solidária

60 catadoras e catadores vinculados à UNICCA

Segundo a cooperativa, cada material encaminhado corretamente representa menos impacto ambiental, mais geração de trabalho e renda, fortalecimento da economia solidária e reconhecimento da reciclagem popular como política pública que dá resultado.

A UNICCA agradeceu à comunidade cruz-altense, aos grandes geradores, parceiros e a todos que contribuem diariamente com a separação adequada dos resíduos. O resultado, conforme destaca a cooperativa, é fruto de uma construção coletiva que vem ampliando o impacto ambiental e social no município.


Com informações da Cooperativa UNICCA

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 22/02/2026

Confira outras imagens

  • PARABÉNS!> UNICCA supera 1 milhão de quilos reciclados em 2025

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.