
A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM), resgatou, nesta segunda-feira (26/01), aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal, no município de Cruz Alta.
Após receber denúncias acerca de criação ilegal de pássaros silvestres, a equipe do 3º BPAmb fiscalizou duas residências no município. No primeiro local, 12 pássaros silvestres estavam em cativeiro, sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Pássaros conhecidos popularmente como Sanhaço Frade, Trinca-ferro, Bico-de-pimenta, Azulão, Pintassilgo, Coleirinho, Tico-tico e Tico-tico-rei estavam presos em gaiolas individuais no interior da residência.
No segundo local, os policiais militares flagraram duas Caturritas presas em gaiolas. O morador informou que não possuía autorização para criação amadora de passeriformes, conforme prevê a legislação vigente.
Ao todo 14 pássaros silvestres foram resgatados e encaminhados a um profissional habilitado, responsável pela avaliação sanitária e possível reabilitação. As gaiolas foram apreendidas.
Os responsáveis por manter os pássaros em cativeiro ilegal foram autuados e responderão por crime ambiental.
Comando de Polícia Ambiental
“Braço Verde da Brigada Militar”
Com informações da Comunicação Social 3ºBPAmb- Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 28/01/2026
