Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
Corsan

Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação

  • Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação

A chapa única inscrita para concorrer à Reitoria da Unicruz liderada pela professora Sirlei de Lourdes Lauxen, recebeu 93,9% dos votos válidos, garantindo a eleição para o mandato 2026/2028. As eleições aconteceram durante a terça-feira (dia 18/11) no período das 15h30min às 21h, aberta ao voto facultativo da comunidade acadêmica formada pelo corpo docente, alunos e funcionários. Foram disponibilizadas nove seções de votação – no salão nobre do campus universitário, com listagens em separado dos eleitores conforme os cursos de graduação e demais categorias funcionais.

O processo eleitoral transcorreu sem nenhuma alteração com a maioria dos funcionários e professores votando no período da tarde. A partir das 19h, com a chegada dos ônibus e início do turno noturno, em alguns momentos pontuais, houve formação de filas nas seções de votação. Aos poucos o movimento foi diminuindo de intensidade, até que a votação foi encerrada às 21h. Destaque este ano para o significativo comparecimento dos alunos nas Eleições com 36 % de participação do colégio eleitoral. Segundo registros de eleições anteriores, este índice girava em média em torno de 20 a 25%.

Tão logo terminou o prazo de votação, às 21h, a Comissão Eleitoral presidida por Keila Grams e integrada por Déborah Labandeira, Almir da Slva Mello e Neusa Rockembach, deu início ao processo de apuração com a conferência e a elaboração das planilhas de todas as nove seções eleitorais. O trabalho de contagem dos votos exigiu mais de duas horas, numa minuciosa verificação e lançamento de dados. A chapa dos três professores que concorria à reitoria e alguns docentes inscritos para a eleição de coordenadores de cursos, por exemplo, permaneceram no local de votação até a proclamação dos resultados.

A professora Sirlei Lauxen foi eleita como Reitora, tendo como companheiros de gestão para o triênio 2026/2028 – a professora Vera Lúcia Freitag, como Pró-Reitora de Graduação, e o professor Antonio Escandiel de Souza, como Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Eles concorreram em chapa única com o slogan “Unicruz Para Todos: Vem Conosco”. Para a Direção de Centro teve apenas uma inscrita – a professora Graciela Sonego Preto, sendo eleita com 92,5% de aprovação, contra 7,5% de votos brancos e nulos. A professor Graciela é a atual Coordenador do Curso de graduação em Agronomia.

COORDENADORES DE CURSOS –

Para a coordenação dos Cursos acadêmicos não houve disputa entre dois ou mais candidatos, pois todos tiveram apenas um nome levado à apreciação da comunidade acadêmico. Cabe destacar que nesta eleição os Curso de Ciência da Computação e de Enfermagem tiveram 100% de aprovação, gabaritando positivamente todos os votos recebidos – sem nenhum branco ou nulo.  A professora Patrícia Mozzaquatro Chicon foi reconduzida à representação de Coordenadora de Ciência da Computação e a professora Jaqueline Amaral Bessa assume como Coordenadora do Curso de Enfermagem.

Foram eleitos como Coordenadores de Cursos: professora Gabriela Soares – Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, professora Kelly Rodrigues Conrad – Curso de Biomedicina, professora Denise Tatiane Girardon – Curso de Direito, professor Fábio Dal-Soto – Cursos de Administração e Ciências Contábeis, professor José Luiz Tragnago – Curso de Agronomia, e professor Leandro de Moraes Kohl – Curso de Fisioterapia. Conforme o edital, o mandato dos coordenadores de Curso é de três anos, a contar de 12 de dezembro/2025 a 15 de dezembro/2028 – mesmo período de gestão da nova reitoria.

CONSELHO CURADOR E CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Na eleição para os representantes do corpo técnico no Conselho Curador foram eleitos, por ordem de votação, como três titulares: Priscila Levay Téchio (28,2%), Giuliano Américo de Oliveira Martinello (25,6%) e Leonardo da Rosa Dunker (17,9%). Ficaram como suplentes: Ricardo Medeiros de Moraes (14,1%) e Leila Beatriz Krössin Schmitel (12,8%).

Para representar os funcionários junto ao Conselho Universitário (CONSUN) foram eleitos todos os cinco servidores inscritos, considerando ser este o número de vagas a serem preenchidas. Foram votados pela ordem: Roseli Maria Boito Haueinsten (29,5%), Anne Priscila Oribes Santana (29,5%), Leila Beatriz Krössin Schmitel (21,8%), Karen Corrêa de Abreu Daltrozo (9,0%) e Claudia Raiara Almeida de Oliveira (6,4%).

Na eleição para os representantes docentes no Conselho Curador foram eleitos como titulares, por ordem de votação: Solange Beatriz Billig Garcez (24,4%), Graciela Sonego Porto (19,2%) e Leandro de Moraes Pohl (17,9%). Ficaram classificados como suplentes: Carla Rosane da Silva Tavares Alves (16,7%), Rafael Pivotto Bortolotto (10,3%) e Carlos Alberto Simões Pireas Wayhs (9,0%).

Para representar os docentes no Conselho Universitário (CONSUN) foram eleitos todos os cinco candidatos inscritos, conforme o preenchimento estatutário das vagas. Tomarão posse no Consun os professores: Vanessa Steigleder Neubauer (48,7%), Vitor da Rocha Sperotto (14,1%), Rafael Pivotto Bortolotto (14,1%), Lia da Porciúncula Dias da Costa (11,5%) e Cristiane Apio Motta Dias (7,7%). 

POSSE DA NOVA REITORIA

A solenidade de posse da nova Reitoria, coordenadores de Cursos e gestores eleitos está marcada para o dia 12 de dezembro, às 14h30min, no salão nobre do Campus Universitário.


Com informações da Unicruz

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 21/11/2025

Confira outras imagens

  • Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação
  • Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação
  • Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação
  • Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação
  • Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação
  • Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação
  • Professora Sirlei Lauxen foi eleita Reitora da Unicruz com 93,9% de aprovação

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.