
O estacionamento rotativo de Cruz Alta, novamente, esteve em pauta no Poder Legislativo. Dias atrás estiveram reunidos os vereadores Zeca Amaral, Zé Henrique Westphalen, João Paulo Telles, Pastor Alex Santos, Matheus Amaral e Hioran Cordeiro, além do coordenador de Segurança Pública do município, Eduardo Novakoski, e equipe do vereador Diogo Rafael. Foram tratados diversos assuntos referentes à Rek Parking, que remeteu um ofício à Câmara, respondendo alguns questionamentos do grupo de vereadores.
No momento, a principal preocupação dos vereadores é o curto prazo para pagamento da Tarifa de Pós-Utilização (TPU). Entende-se que o período para quitar o TPU é incompatível com as necessidades da população, especialmente para usuários que não acessam regularmente os canais de notificação. A contraproposta dos membros do Legislativo é alterar o prazo para 15 dias úteis, garantindo maior razoabilidade e acesso.
Também foi sugerida a isenção da tarifa no período das 12h às 13h, além de que o usuário seja notificado por meio de QR Code, facilitando a quitação do débito quando constatado veículo sem ticket. Outra ideia é que, em vez de gerar automaticamente uma TPU e posterior multa de trânsito, o valor seja debitado diretamente do saldo do aplicativo. “Nosso objetivo é evitar a multa ao usuário da zona azul”, destacou o vereador Zeca Amaral.
Em busca de um estacionamento rotativo cada vez mais organizado e justo ao contribuinte cruz-altense, são diversas as ideias elencadas. Atualmente o tempo máximo para estacionar é de duas horas. “Propusemos que o tempo de estacionamento seja estendido para um turno aproximado de 5 horas”, completa Zeca, que ressalta que a Câmara segue o trabalho em busca da criação de uma zona verde na cidade, com foco em beneficiar os trabalhadores do comércio com uma taxa menor.
Com informações da Câmara Municipal de Vereadores
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 15/10/2025