
Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da saúde mental e a prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma série de atividades ao longo do mês para marcar a campanha do Setembro Amarelo.
A programação envolve as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), com ações de acolhimento, palestras, rodas de conversa e atividades culturais, reforçando o compromisso com a valorização da vida e a promoção da saúde mental.
A abertura oficial do Setembro Amarelo nas ESFs acontece no dia 09 de setembro, com a montagem de mural temático elaborado pelas equipes e psicólogos. Além disso, todas as unidades estarão decoradas para a campanha e promoverão atividades em grupo nas salas de espera com o tema “Peça ajuda, estamos aqui para apoiá-los”, desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais das unidades de saúde e E-Multi.
Programação nas ESFs – Rodas de Conversa:
09/09 – ESF Alvorada
11/09 – ESF Fátima
11/09 – ESF Vida Nova
15/09 – ESF Toríbio Veríssimo
17/09 – ESF Alvorada
18/09 – ESF Fátima
19/09 – ESF Santa Terezinha
23/09 – ESF Brum (interior – Fazenda Seival)
Programação do CAPS I:
15/09 – Cine CAPS
22/09 – Palestra com o Corpo de Bombeiros sobre atendimento a ocorrências com tentantes, direcionada à equipe
30/09 – Palestra de encerramento com o CVV de Ijuí para os pacientes
Durante todo o mês, também serão realizadas atividades alusivas à valorização da vida nos grupos e nas salas de espera do CAPS 1. A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação da comunidade e lembra que cuidar da saúde mental é essencial para uma vida mais saudável e equilibrada.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 08/09/2025