Publicada em 25/04/2025
Uma moradora foi vítima de um golpe sofisticado que resultou na perda de R$ 15 mil. A fraude teve início com uma ligação telefônica de uma suposta funcionária de um banco, identificando-se como “Helena”, que informou à vítima sobre uma tentativa de transferência suspeita em sua conta bancária no valor de R$ 30 Mil.
Assustada, a vítima desligou o telefone. No entanto, no dia seguinte, recebeu novas ligações de números diferentes, dessa vez com um interlocutor masculino que se apresentou como gerente da instituição financeira. Durante a conversa, a filha da vítima assumiu o telefone, foi instruída a acessar o aplicativo bancário e seguir orientações para “bloquear a conta”, o que envolvia digitar um código repassado pelo golpista.
O procedimento, na verdade, autorizou uma transferência no valor de R$ 15.000,00 para uma conta em nome de terceiros. Só após a transação, percebeu que havia algo errado e encerrou o contato com os golpistas.
A família já entrou em contato com o banco e está tomando as providências legais cabíveis, incluindo a confecção de um boletim de ocorrência. A vítima expressou o desejo de responsabilizar criminalmente os envolvidos.
O caso serve de alerta para a população sobre os riscos de golpes por telefone e reforça a importância de nunca compartilhar dados bancários ou seguir instruções sem antes verificar com a instituição por canais oficiais.
Com informações do Repórter Cidade Amauri Rodrigues
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações