Publicada em 14/04/2025
O Fala Doutor, quadro do programa Ponto Crítico, desta segunda-feira (14/04), trouxe informações importantes sobre o autismo.
Segundo Paulo Viecili, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que ocorre nas pessoas desde o nascimento e vai manifestar-se mais tarde, a partir dos três anos de idade, onde torna-se mais evidente. Até os seis meses de vida não é possível perceber com muita clareza a existência do distúrbio.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta três características básicas: alterações da comunicação, alterações de sociabilidade e alterações do comportamento. De acordo com o doutor, hoje, quase todos os lares têm alguém ou um parente com autismo. A estimativa é de que a cada trinta e seis (36) crianças que nascem, uma será autista.
Conforme Viecili, para justificar o aumento do número de autistas atualmente, algumas autoridades falam que há uma epidemia de crianças neuroatípicas, porém outras contestam dizendo que não se trata disso e sim, a mudança da nossa capacidade de fazer o reconhecimento precoce de um portador do espectro.
O doutor falou sobre o centro Acolher, que cuida das crianças autistas do município, criado pela prefeita Paula Facco e que é usado como centro de referência para o Estado. Falou também sobre a importância da utilização do cordão de girassol, que é um símbolo nacional, que identifica os portadores de deficiências ocultas, como é o caso do autismo.
Para finalizar, o doutor Paulo enfatizou sobre a importância do diagnóstico precoce, pois a partir daí começa o tratamento, que vai facilitar bastante a vida das pessoas neuroatípicas.
Com informações do quadro Fala Dr. com Paulo Viecili (médico cardiologista), no programa Ponto Crítico
Mari Diniz – texto e fotografia/estagiária de Jornalismo
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações