Publicada em 16/03/2025
Em reunião no Hospital Regional Santa Lúcia (HRSL) e no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), profissionais da saúde discutiram a implementação do fluxo de testagem rápida para HIV, conforme a Nota Orientativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa visa ampliar a detecção precoce do vírus em pacientes internados nas enfermarias, UTI, serviços de emergência dessas instituições e na UPA do município.
A apresentação do plano foi conduzida pela enfermeira Angela Garlet e pelo Dr. David Viana, do Serviço de Assistência Especializada (SAE), juntamente com Giovana, coordenadora da Política do HIV/AIDS da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). No HRSL, a equipe foi recebida pela enfermeira Greici, do Controle de Infecção Hospitalar, e no HSVP pela enfermeira Andrea Rosado, além de residentes de medicina da instituição. Durante a visita, o SAE também foi apresentado aos residentes, reforçando o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a assistência hospitalar.
No HSVP, a médica da SMS Isadora Cordenonsi aproveitou a oportunidade para abordar a importância das notas de alta com os residentes, destacando a relevância dos registros médicos adequados no atendimento hospitalar.
De acordo com a coordenadora do SAE, Angela Garlet, a iniciativa tem como principal objetivo a identificação precoce de novos casos de HIV, garantindo que o tratamento seja iniciado oportunamente e, assim, reduzindo a mortalidade por AIDS no município.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações