Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Após 15 anos de luta, famílias conquistam posse de terras em Cruz Alta

Publicada em 09/03/2025

  • Após 15 anos de luta, famílias conquistam posse de terras em Cruz Alta

Depois de mais de uma década de espera, 12 famílias do Assentamento Sete de Setembro, interior de Cruz Alta, finalmente receberam a notícia que tanto aguardavam: a área de 125 hectares onde vivem foi oficialmente desapropriada para reforma agrária. O anúncio foi feito pessoalmente pelo deputado estadual Adão Pretto Filho na última sexta-feira (7), em uma visita ao local para celebrar a conquista ao lado dos assentados, e anunciada oficialmente pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.O Vereador Cruz-altense, pelo PT, Adir Pretto esteve junto no local.

A área pertencia à Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA) e estava ocupada pelos trabalhadores rurais desde 2011. Com a desapropriação, os moradores passam a ter acesso a serviços essenciais como energia elétrica, rede de água e crédito para produção agrícola, garantindo mais estrutura para desenvolverem suas atividades. Atualmente, as famílias já produzem alimentos como feijão, beterraba e criam frangos, suínos e gado, abastecendo, inclusive, programas de merenda escolar.

Expansão da reforma agrária

A desapropriação da área de Cruz Alta faz parte de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mesmo dia, durante evento em Minas Gerais. O documento contempla a criação de novos assentamentos em sete fazendas localizadas nos estados de Minas Gerais, Pará, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, totalizando mais de 13 mil hectares e beneficiando aproximadamente 800 famílias.

Além da visita ao assentamento, Adão Pretto também confirmou que uma comitiva de lideranças gaúchas viajará a Brasília no final de março para discutir pautas voltadas ao desenvolvimento da região. O vereador Adir Pretto deve compor a comitiva e entre os temas a serem abordados estão a possibilidade de vinda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para Cruz Alta, a instalação de uma usina de asfalto e a ampliação do Programa Minha Casa Minha Vida no município e auxílio ao Hospital São Vicente de Paulo.

A desapropriação da antiga área da CESA marca uma nova fase para os assentados, garantindo não apenas segurança na posse da terra, mas também a possibilidade de expandir a produção agrícola e fortalecer a economia local. Para as famílias do Sete de Setembro, a espera finalmente chegou ao fim.


Com informações do Repórter Cidade Amauri Rodrigues/ Foto-Guilherme Zanini- Brasil de Fato

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
Criação de Lojas Virtuais
QUERO-QUERO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.