Publicada em 10/03/2025
O projeto "Regulavida – Regularizando Vidas", que em maio realizará um casamento coletivo gratuito para aproximadamente cem casais, iniciará a distribuição das senhas nesta terça-feira, 11, a partir das 8h, na Coordenadoria de Segurança Pública. O local está situado na Avenida General Osório, esquina com a Rua Pinheiro Machado, nº 911, no segundo andar.
Os interessados devem comparecer portando documentos de identificação como RG ou CPF. “No dia da distribuição das senhas, os casais precisarão preencher a ficha cadastral e, após isso, serão encaminhados para o Cartório”, explica o vereador Pastor Alex Santos, idealizador do projeto.
A ação, que agora é um projeto de lei de autoria do vereador Pastor Alex Santos (Republicanos), foi aprovada na Câmara de Vereadores e será realizada pela Coordenadoria de Segurança Pública da Prefeitura Municipal, com apoio do Gabinete do Vereador Pastor Alex Santos, do Cartório de Cruz Alta e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
A cerimônia está prevista para ocorrer no dia 10 de maio, na Praça General Firmino de Paula, e contará com celebração civil, religiosa e comemorativa.
SOBRE O PROJETO
O programa teve sua primeira edição em 2024, quando 36 casais oficializaram sua união em uma cerimônia organizada pelo Cartório de Cruz Alta, em parceria com o Instituto-Geral de Perícias (IGP) e a Igreja Assembleia de Deus Reciclando Vidas.
A iniciativa surgiu da necessidade de atender pessoas que enfrentam dificuldades para exercer seus direitos básicos devido à falta de documentação pessoal ou pendências fiscais e jurídicas. A ausência de documentos, como carteira de identidade, ou a inadimplência com tributos municipais impedem muitos cidadãos de acessarem serviços essenciais, como saúde, educação e trabalho, além de gerar estigmatização social.
O “Regulavida – Regularizando Vidas” propõe soluções práticas por meio de ações coordenadas entre órgãos municipais e instituições parceiras. Entre as principais atividades previstas na edição deste ano, estão: regularização documental, casamento coletivo e reconhecimento de união estável, mutirões de renegociação de dívidas, assessoria jurídica gratuita, facilidades no pagamento de tributos municipais, feirão de empregos e serviços de estética.
Além dessas ações, o programa oferecerá serviços gratuitos na área da saúde, em parceria com escolas técnicas, visando ao bem-estar da população.
Com informações da Prefeitura Municipal/Jornalista Daniel Paulus
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações