Publicada em 08/03/2025
Na manhã desta sexta-feira, 07/03, a Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação, lançou o “Projeto Coxilha vai à Escola 2025”, em atividade realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Toribio Verissimo.
O objetivo principal deste projeto é difundir a história do festival entre a comunidade escolar, estimulando o surgimento de novos talentos na poesia e música, bem como divulgar a cultura regional como um todo, incentivando a criação poético musical como elemento de inclusão social e desenvolvimento pedagógico.
Na oportunidade, sete alunos do Projeto, do ano de 2024, realizaram uma apresentação acompanhada pelo músico Léo Soares. João Pedro, Davi, Yuri, Lorenzo, Ítalo, Eduarda e Arthur demonstraram todo o talento com os violões e a gaita, mostrando o aprendizado adquirido no Coxilha vai à Escola.
O Projeto Coxilha Vai à Escola oferta oficinas de poesia, canto e violão para os alunos das escolas públicas municipais. As oficinas devem iniciar neste mês de março nas escolas municipais e se estenderão durante todo o ano letivo de 2025.
A Secretária de Cultura e Turismo, Shana Reis, ressalta a importância de levar o projeto às escolas. "Viemos aqui na Escola Toribio Verissimo, em especial pela comemoração do aniversário de 81 anos, estamos aqui com as crianças para apresentar esse grande projeto que é o Coxilha vai à Escola, e temos a grata sensação de que este projeto engrandece a nossa Coxilha Nativista, que este ano comemora os 45 anos ininterruptos de realização. Em 2025 vamos trabalhar com as crianças durante todo o ano letivo, pois das salas de aulas vão sair os talentos para o palco do festival, isso nos enche de coragem e nos mostra que estamos no caminho certo. Isso é política pública, é educação, é amor, isso é cultura”, comenta.
É importante ressaltar que as escolas interessadas em receber as oficinas do projeto “Coxilha Vai à Escola” podem entrar em contato tanto com a Secretaria de Cultura e Turismo quanto com a Secretaria de Educação, para que seja organizado um cronograma de atividades.
Estiveram presentes no evento o prefeito em exercício, Moacir Marchesan Junior, a Secretária de Cultura e Turismo, Shana Reis, a Secretária de Educação, Carmen Gutierrez, o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Marcos Porto Alegre, o coordenador do Projeto Coxilha vai à escola, Juca Moraes, além dos professores, direção e alunos da Escola Toribio Verissimo.
Com informações da Prefeitura Municipal/Jornalista Oscar Van Riel
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações