Publicada em 07/03/2025
Neste sábado, 8 de março, às 15h, a Casa de Cultura Justino Martins será palco do lançamento do livro Um Fandango no Capão Grande, do escritor Claudio Varones Lopes. A obra foi viabilizada por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, um importante incentivo à cultura local. O lançamento do livro será aberto ao público, principalmente aos amantes da literatura e da cultura para prestigiar o trabalho do autor. A entrada é gratuita.
A obra surgiu de anotações feitas pelo escritor, reunidas desde o ano de 2002, com causos ocorridos na localidade de Capão Grande, desde a época em que era estudante e conversava com seu pai e tios, dando linhas a obra literária "Um fandango no Capão Grande”.
Sobre o autor
Claudio Varones Lopes nasceu no dia 04 de Maio de 1956, na localidade de Capão Grande, filho de Vicente Rodrigues Lopes (in memorian) e Guiomar Sathes Varones. Iniciou seus estudos primários na Escola Tiradentes, da localidade de Capão Grande e Escola Rural Ana
Veríssimo Alves, de Benjamin Nott.
Prestou exame de Admissão ao Ginásio, para Escola Estadual Antônio Sepp, de Cruz Alta, onde conclui o Ginásio e o Cientifico. No ano de 1978, iniciou suas pesquisas sobre a fundação de Cruz Alta, colecionando fotos da antiga cidade, livros e outros registros históricos. No mesmo ano iniciou suas atividades no Movimento Comunitário, na Vila Operária da cidade de Irai, auxiliando na fundação da Associação de Moradores e na elaboração do seu Estatuto.
Em 1983, foi distinguido com o recebimento da "MENÇÃO HONROSA COMUNITARIA" pela sua relevante colaboração administrativa e desempenho junto ao Conselho Comunitário do Bairro Farroupilha. Em 1984, auxiliou na Fundação da Associação Comunitária dos bairros Turíbio Verissimo e Amizade, elaborando seus Estatutos Sociais.
Em 12 de Agosto de 1998, recebeu o diploma de "DISTINÇÃO COMUNITÁRIA" da Câmara Municipal de Cruz Alta. No mesmo ano elaborou as bases do "PROJETO LER E DESCOBRIR", em parceria com o SESC, beneficiando o ensino e a aprendizagem das crianças de vários bairros de Cruz Alta.
Projetos Comunitários elaborados: Projeto Auxilio Comunidade, Projeto Click Bairro, Projeto Ler e Descobrir, Projeto Desenvolvimento Bairro, Projeto Uma Cruz uma Cidade e Projeto Tropeirismo Turismo Local.
No ano de 2014, fundou juntamente com sua esposa Regiane Lima Varones a Associação Cultural Pedro Raymundo e o Museu Gaúcho Campeiro, para divulgar a história de Cruz Alta em fatos e fotos. No mesmo ano realizaram a exposição de fotos e objetos antigos, onde receberam mais de 2.500 alunos e 885 visitantes, entre eles professores, pesquisadores, historiadores e jornalistas.
Com informações da Prefeitura Municipal/Oscar Van Riel
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações