Publicada em 05/03/2025
A Corsan fará, nesta quinta-feira, 6, mais uma etapa de visitas a residências de Cruz Alta para incentivar os moradores a interligarem os imóveis às novas redes de coleta e tratamento de esgoto doméstico disponíveis na cidade. A Companhia também vai esclarecer sobre os benefícios do esgotamento sanitário para proteção da saúde pública e preservação do meio ambiente.
As equipes de trabalho usam crachá de identificação e colete azul com a inscrição “A serviço da Corsan”. Nesta quinta, as visitas serão feitas nas ruas Graciano de Andrade e Edwina Rosa.
Regras para conexão
Quando uma rede de esgoto fica liberada para interligação de imóveis, os proprietários são sempre notificados pela Corsan. A partir daí, devem ser feitas as conexões das moradias à nova rede e a comunicação à Companhia, para que ocorram então as vistorias.
Quanto mais cedo o morador faz isso, maiores são o desconto na taxa estipulada para ativação do serviço e o prazo para começo da cobrança mensal. Pessoas beneficiadas pela tarifa social podem solicitar que a conexão seja feita pela Corsan sem custos.
Quem se interliga à rede e pede vistoria em até 30 dias após a notificação tem 180 dias para começar a pagar a tarifa de esgoto e 75% de desconto na taxa referente à ativação do serviço.
Os descontos e a carência para início do pagamento da tarifa mensal vão ficando menores até o prazo final de 120 dias após a notificação.
Depois desse prazo, quem não faz a ligação da moradia à rede de esgoto passa a ter cobrança de uma taxa pela disponibilidade do serviço, conforme determina a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) – autarquia que regula e fiscaliza os serviços de saneamento no Estado. Neste caso, o valor não fica com a Corsan e é destinado diretamente para um fundo da Agergs.
Com informações da Corsan
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações