Publicada em 02/03/2025
Diante da nova onda de calor que está presente no Rio Grande do Sul, a MetSul Meteorologia prevê um Carnaval excepcionalmente quente, com temperaturas que devem ficar de sete a dez graus acima da média histórica. Período deve ser um dos mais tórridos dos últimos 50 anos.
Conforme a MetSul, período de calor extremo ganha mais relevância porque ocorrerá em março, época em que os dias de temperaturas altas já não são tão comuns como em fevereiro.
Os termômetros devem mostrar marcas altas nas tardes de domingo, segunda e terça-feira, segundo dados do modelo meteorológico alemão Icon.
A massa de ar quente ganha muita força novamente no Rio Grande do Sul neste fim de semana com tardes de calor intenso tanto no domingo em centenas de cidades gaúchas. As máximas no domingo devem ficar próximas ou acima de 35ºC em um grande número de cidades gaúchas com registros de 36ºC a 38ºC ou isoladamente até superiores no Oeste, Centro, Noroeste, Vales e Grande Porto Alegre.
Na segunda e na terça, sob ar mais seco e menor nebulosidade, a temperatura se eleva ainda mais e os dois dias podem ser os mais quentes do Carnaval deste ano no Rio Grande do Sul. Nos dias, centenas de cidades gaúchas terão máximas acima de 35ºC com marcas entre 36ºC e 39ºC em muitos municípios. Haverá cidades com temperaturas máximas em torno e acima de 40ºC, especialmente na terça que deve ser mais quente.
Na Quarta-Feira de Cinzas, o calor prossegue intenso a extremo. Novamente, as máxima à tarde deve passar de 35ºC na grande maioria dos municípios do estado com registros em torno ou acima de 40ºC em várias regiões, como no Oeste, Centro, Noroeste, Vales e Grande Porto Alegre.
Capital beirando os 40ºC
Em Porto Alegre, a previsão da MetSul indica máximas em torno de 36ºC a 37ºC no domingo, de 37ºC a 38ºC na segunda, novamente ao redor de 37ºC ou 38ºC na terça, e ao redor dos 37ºC na quarta-feira.
Nas praias, perto do mar, normalmente o efeito da maritimidade atenua a influência da massa de ar quente. Mesmo assim o Carnaval deve ter calor no litoral gaúcho com marcas elevadas durante o período da folia.
Com informações do Correio do Povo/ Metsul
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações