Publicada em 04/03/2025
Comprometida com o desenvolvimento rural e a qualidade de vida das famílias que vivem no interior, a Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Agricultura e Bem-estar Animal, restabeleceu, nesta última semana de fevereiro, o fornecimento de água potável em duas importantes localidades do interior: Capão Alto e Faxinal.
Na comunidade de Capão Alto, o abastecimento atende quatro famílias, enquanto na localidade de Faxinal, sete famílias voltaram a receber água regularmente. A secretária de Agricultura Valéria de Bortoli, destaca que esses moradores estavam desabastecidos por meio do sistema de poço e caixa d’água desde maio de 2024. “Com as caixas de água em pleno funcionamento, a partir de agora, as famílias destas localidades do interior terão o fornecimento regular de água potável, beneficiando assim o bem-estar dos pequenos produtores”, salienta a secretária.
Desde então, a Secretaria de Agricultura vinha garantindo o fornecimento de água através de um caminhão pipa, abastecendo caixas cedidas pela Defesa Civil. Esse sistema emergencial funcionou até janeiro de 2025, quando foi firmada uma parceria entre a Agricultura, a Defesa Civil e o Exército, que assumiram a continuidade do abastecimento até a conclusão dos reparos.
A fiscalização das novas bombas foi acompanhada pessoalmente pela secretária Valéria de Bortoli, juntamente com o engenheiro agrônomo Diogo Furian e o engenheiro elétrico Tarcísio, assegurando a qualidade, eficiência do sistema reativado e uma maior segurança hídrica à essas comunidades.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações