Publicada em 20/02/2025
Na tarde desta quarta-feira, 19/02, reuniram-se no Salão Nobre da Câmara de Vereadores os coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de qualificar os processos de trabalho e dinâmica da pasta.
Na oportunidade, foi apresentado o Organograma da Atenção Primária à Saúde e os respectivos coordenadores. A APS é o primeiro acesso do usuário do SUS aos serviços da saúde, compõem a Atencão Primária: as ESFs, Central de Curativo, Clínica de Fisioterapia, Centro de Saúde da Mulher e da Criança e demais Políticas Públicas de Saúde. A apresentação foi realizada pela coordenadora geral da APS, a enfermeira Maríndia Borges dos Santos, servidora do quadro da Prefeitura de Cruz Alta.
A coordenadora de Finanças da SMS, Fabiana Mendizabal, junto com a colega Gabriela Pithan realizaram a capacitação: “Como comprar pela Lei 14.133/2021”, assim proporcionando as equipes maior conhecimento das ferramentas de controle de estoque e de compras, e principalmente, a importância do planejamento estratégico a fim de evitar futuras faltas de materiais, equipamentos e demais itens essências ao trabalho da Secretaria de Saúde.
A enfermeira Angela Garlet e o Médico David Viana apresentaram indicadores do serviço do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) relacionado ao HIV/AIDS. Apresentando um balanço às equipes das ESFs, após a Capacitação que ocorreu em novembro de 2024. Os profissionais trouxeram ao conhecimento metas de TR por ESFs e também apresentaram os serviços de planejamento familiar disponível no SAE.
A enfermeira Patricia Fagundes, coordenadora da Política da Saúde da Mulher, explanou sobre os fluxos de envio das lâminas de preventivo e de pedido de métodos contraceptivos.
Segundo a secretária de Saúde, Sandra Davila, foi um momento essencial para alinhamento da rede municipal de saúde e isso trará benefícios aos usuários do SUS. “Foi uma reunião muito proveitosa, pois a rede é composta por diversos trabalhadores e com níveis de complexidade distintos, mas tudo faz para de uma rede única que se fortalece com o trabalho compartilhado”, comenta a secretária.
A coordenadora da Atenção Primária, Maríndia Borges, ressaltou que as reuniões terão continuidade nos próximos meses, através de cronograma definido e com a participação de todos os envolvidos nas coordenações, a partir de um plano de co-gestão.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações