Publicada em 13/02/2025
A abertura oficial do ano letivo de 2025, na manhã desta quinta-feira (13/2), teve dois significados especiais. Além da volta às aulas para os mais de 700 mil estudantes em todo o Estado, a solenidade marcou a entrega da reforma do Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, que foi recuperado após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Para o governador Eduardo Leite e as secretárias da Educação, Raquel Teixeira, e de Obras Públicas, Izabel Matte, que participaram da cerimônia, a instituição se tornou símbolo da resiliência da educação gaúcha.
A unidade sofreu uma sequência de três alagamentos e, no episódio mais grave, em 2024, ficou completamente submersa. Os relatos e imagens daquele momento revelam o grau de destruição causado pelas águas, que chegaram a alcançar quase dois metros de altura, ultrapassando as portas do prédio. Quando o nível baixou, revelou a dimensão dos estragos: lama por todos os lados, móveis revirados, documentos perdidos e equipamentos danificados.
O governo investiu R$ 1 milhão na primeira etapa da reforma, que foi entregue nesta quinta e abrangeu reparos nas instalações elétricas e nas paredes, substituições de pisos e portas, pinturas internas e nas áreas de circulação e substituição da cobertura de um dos blocos. Além disso, foram feitas melhorias no paisagismo e adquiridos mobiliários novos e modernos. Revitalizada, a instituição começa, agora, um novo ciclo.
Durante o ato, Leite compartilhou seu sentimento ao lembrar da visita que fez ao local em maio de 2024, logo após as enchentes.
"Ver a escola naquele estado foi doloroso demais. Choramos juntos naquele dia, mas agora os abraços são de alegria. Estamos simbolizando aqui, em São Sebastião do Caí, tudo o que queremos para a educação gaúcha, entregando estrutura digna e adequada para apontar um novo horizonte no Rio Grande do Sul. Da nossa parte, não faltará recurso, nem empenho, nem dedicação para transformar a realidade das nossas escolas", enfatizou.
No ato desta quinta, o governador assinou a ordem de início da segunda etapa da obra, que contará com investimento de mais R$ 3,3 milhões. Serão realizadas outras melhorias, como a reforma completa do ginásio de esportes, a revitalização das áreas externas de lazer e diversas manutenções em blocos da escola.
Com informações do Governo do Estado do RS
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações