Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Chegada da chuva encerra onda de calor e RS segue em alerta para tempestades

Publicada em 12/02/2025

  • Chegada da chuva encerra onda de calor e RS segue em alerta para tempestades

A trégua do calorão dos últimos dias veio nesta quarta-feira(12), conforme previsto pela MetSul Meteorologia, com a chegada de uma frente fria que, além de reduzir as temperaturas, trouxe a tão esperada chuva. Apesar da expectativa de temporais, ela veio forte e consistente ainda no turno da manhã.

Já a temperatura aferida no local foi de 24,9ºC às 9h, quase sete graus abaixo dos 31,1ºC no mesmo horário na terça-feira. Na estação do Jardim Botânico, choveu 11,2 milímetros e a temperatura despencou: de 30ºC às 9h de terça-feira para 24,4ºC um dia após. Portanto, ainda segundo a MetSul, mesmo com o abafamento nesta quarta e a presença de ar quente e úmido, não faz mais efeito a onda de calor que pôde ser sentida nos dias anteriores.

No entanto, o risco de chuva forte segue em grande parte do Rio Grande do Sul. Há, ainda, dois alertas em curso emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro, válido até o meio-dia desta quinta-feira, é laranja, indicando perigo, de acumulado de chuva na área da Lagoa dos Patos, Região Metropolitana, Campos de Cima da Serra e litoral, de Torres até Mostardas. Conforme o Inmet, há risco de chuva de 50 a 100 milímetros por dia, além de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O segundo é de perigo potencial de tempestade, válido até 10h desta quinta, para a mesma área do Estado, bem como o Litoral Sul, Campanha até Sant’Ana do Livramento, região Central e Serra. Já o calor persiste nesta quarta em municípios das Missões, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, também segundo a MetSul, pois a chuva não passa por estes locais.

Na estação automática de São Luiz Gonzaga, a temperatura às 9h desta quarta foi de 29,6ºC, pouco abaixo dos 30,2ºC registrados no dia anterior. A chuva foi mais forte no Sul gaúcho. Entre Pelotas e Capão do Leão, a chuva até o meio-dia registrada no Canal de São Gonçalo foi de 16,8 milímetros Ao menos oito municípios gaúchos registraram danos em razão da chuva, de acordo com a Defesa Civil Estadual:

Dom Pedrito: danos parciais na cobertura de um posto de combustíveis e queda de um poste de luz

São Sebastião do Caí: quedas de árvores e três residências destelhadas parcialmente

Pelotas: pontos de alagamentos em vias urbanas

Cambará do Sul: três residências destelhadas parcialmente até o momento

Novo Cabrais: quatro residências destelhadas até o momento

Teutônia: destelhamento parcial de uma residência

André da Rocha: até o momento duas residências destelhadas e um posto de combustível parcialmente destelhado

Fontoura Xavier: cinco residências parcialmente atingidas.



Com informações do Jornal Correio do Povo e Metsul Meteorologia

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

QUERO-QUERO
Criação de Lojas Virtuais
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.